Perfil NarcoQuímico: um relato de experiência sobre a elaboração e implementação de um jogo didático sobre drogas, hormônios e funções orgânicas

Autores

  • Guilherme Augusto Paixão Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabriela Fernanda Adevides da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Ayeska Monielly Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Sarah Ferreira Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Drogas, Química Orgânica

Resumo

Este trabalho busca apresentar um relato de experiência sobre a construção e aplicação de um jogo didático, chamado Perfil NarcoQuímico, que se propõe a discutir conceitos químicos de funções orgânicas associados a discussões sociais sobre drogas e hormônios sintéticos e/ou produzidos pelos nossos corpos os quais contribuem para que sintamos sensações diante do mundo que se apresenta. Desse modo, o lúdico mostra-se, também, como um caminho para acessar alguns debates controversos. O jogo foi elaborado durante a disciplina Jogos Didáticos no Ensino de Química, ofertada em uma universidade federal no sudeste do país, salientando que um dos objetivos da disciplina visava que o jogo fosse elaborado na interface entre a Educação em Ciências e a Educação em Direitos Humanos,  considerando a notável distância entre a percepção da importância e a exequibilidade de ações, ressaltando que o relato de experiência da elaboração desse jogo se constituiu como um exemplo viável da possibilidade de diálogo entre essas duas áreas. Considerando-se a importância da avaliação do jogo, a coleta de dados foi realizada durante a implementação do material para um grupo de futuros professores. Sem esgotar a amplitude, a complexidade e as possibilidades deste campo de ação, o Perfil NarcoQuímico incentiva a reflexão sobre o desenvolvimento e a utilização de jogos na execução de uma nova maneira de pensar o ensino de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Paixão, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal de Uberlândia.

Gabriela Fernanda Adevides da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal de Uberlândia.

Ayeska Monielly Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal de Uberlândia.

Sarah Ferreira Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal de Uberlândia.

Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação. Professor da área de Educação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (Campus Ituiutaba).

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Paixão, G. A., da Silva, G. F. A., Silva, A. M., Gomes, S. F., & de Oliveira, R. D. V. L. (2021). Perfil NarcoQuímico: um relato de experiência sobre a elaboração e implementação de um jogo didático sobre drogas, hormônios e funções orgânicas. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 243–257. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2557

Edição

Seção

Especial - JALEQUIM