Sinais-Termo de Química Orgânica em Língua Brasileira de Sinais: Intervenção na Produção de Sinais de Funções Oxigenadas

John Walace Silva Andrade, Edivaldo da Silva Costa, Erivanildo Lopes da Silva

Resumo


Esta pesquisa teve como intuito produzir sinais para termos de funções oxigenadas não-dicionarizados em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para à adequada construção de conceitos científicos/químicos por e para alunos surdos do ensino médio de escola da rede pública estadual de Lagarto-SE. As funções oxigenadas selecionadas para esta pesquisa foram álcoois, ácidos carboxílicos, aldeídos, cetonas e fenóis. A metodologia fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa-ação (P-A) por meio de um grupo de estudo na sala de recursos multifuncional do Colégio Estadual Sílvio Romero, Lagarto-SE, contendo dois tradutores e intérpretes de Libras e quatro informantes surdos. Os dados obtidos mostraram que há uma necessidade de se produzir sinais-termo para diversos conceitos no tocante à Química Orgânica, especificamente para funções oxigenadas, possibilitando à acessibilidade e construção do conhecimento científico e a minimização da barreira comunicacional nas aulas de Química. Concluiu-se que os sinais produzidos e validados pelos informantes surdos se configuram como neologismo em Libras para o ensino de Química, sendo um campo novo a ser estudado, porém, é de suma importância para expansão lexical e ampliação vocabular de sinais-termo, avançando a uma aprendizagem  significativa, proporcionando a inclusão escolar dos surdos nas aulas de Química das escolas brasileiras.


Palavras-chave


Ensino de química Orgânica. Língua Brasileira de Sinais. Sinais-termo.

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