Sistema tampão em sala de aula: mediações pedagógicas na formação inicial de professores de química

Autores

  • Renata Bernardo Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG
  • Daniela Gonçalves de Abreu Favacho FFCLRP/USP- Universidade de São Paulo
  • Yassuko Iamamoto Iamamoto FFCLRP/USP- Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Equilíbrio químico 1. mediação pedagógica 2. formação de professores 3.

Resumo

O tema equilíbrio químico é um dos tópicos mais difíceis do currículo de químicadevido à abstração necessária para compreender o nível teórico-conceitual. Dificuldades com relação ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos são recorrentes nas aulas de Química, um exemplo é a compreensão de um sistema tampão. O licenciando não consegue transitar do nível fenomenológico (reações químicas observadas) para os níveis teórico-conceitual (conceitos de equilíbrio ácido-base) e o nível representacional (equações químicas). Assim, tínhamos a seguinte questão: Como os licenciandos em Química constroem os conceitos científicos com relação aos três níveis do conhecimento químico para uma atividade sobre sistema tampão? Para responder a questão uma estratégia didática foi desenvolvida com a mediação pedagógica. Esta é uma pesquisa qualitativa, fundamentada em Vigotski e Bachelard. A estratégia possibilitou aos estudantes lidar com suas dificuldades e obstáculos epistemológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Bernardo Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG

Departamento de Química/Ensino de Química

Daniela Gonçalves de Abreu Favacho, FFCLRP/USP- Universidade de São Paulo

Departamento de Química/Ensino de Química

Yassuko Iamamoto Iamamoto, FFCLRP/USP- Universidade de São Paulo

Departamento de Química/ Química Analítica/ Ensino de Química e Pedagogia Universitária

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Araújo, R. B., Favacho, D. G. de A., & Iamamoto, Y. I. (2021). Sistema tampão em sala de aula: mediações pedagógicas na formação inicial de professores de química. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 194–214. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2780

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química