A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade Enfatizada na Temática Ligações Químicas: Uma Análise em Livros de Química do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Ligações Químicas 1. CTS 2. Livro Didático 3. PNLD 2018 4.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar se a abordagem CTS está presente nos livros didáticos de Química do Ensino Médio, no conteúdo Ligações Químicas. Para a constituição dos dados foram analisados os livros didáticos de Química selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, especificamente nos capítulos de ligações químicas, utilizando como critérios de análise os indicadores do Guia do Livro Didático de Química que fizessem menção aos pressupostos da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esses pressupostos orientam que o Ensino de Química deve contribuir com a formação de sujeitos críticos, participantes na sociedade, com capacidade para perceber as interações  entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, assumindo opiniões diante de questões que exijam compromissos éticos, e, assim, sejam capazes de transformar a realidade onde vivem, sendo que estes elementos devem ser evidenciados no livro didático. Observamos que os livros didáticos analisados possuem uma tendência de ensino tradicional de ciências. Assim, considera-se que o ensino das ligações químicas é estruturado por meio de conteúdos químicos e não tendo por base os pressupostos CTS. Das seis coleções analisadas, apenas uma apresenta o conteúdo de ligações químicas abordado por meio CTS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis Lidiane Norato de Souza, Universidade Federal do Paraná

Licenciatura em Química pela UFPR e Mestranda em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

Joanez Aparecida Aires, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC e professora da UFPR.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Souza, I. L. N. de, Lorenzetti, L., & Aires, J. A. (2021). A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade Enfatizada na Temática Ligações Químicas: Uma Análise em Livros de Química do Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 30–52. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2788

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química