História da Química no Teatro: Proposta de Ensino Contextualizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3133

Palavras-chave:

História da Química, Ensino, Teatro, Aprendizagem

Resumo

As propostas de ensino atuais apontam para a necessidade de mediação dos professores na construção do conhecimento pelos estudantes face às informações absorvidas no cotidiano. São inegáveis demandas por recursos e estratégias de ensino que contribuam com a aprendizagem dos conteúdos escolares. O trabalho teve como objetivos elaborar e aplicar uma proposta didático-pedagógica interdisciplinar ressaltando a História da Ciência nas aulas de química por meio do teatro e vincular o conhecimento científico aos conhecimentos prévios dos educandos valendo-se das inteligências múltiplas para favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades, despertando o interesse pela química e rompendo paradigmas que perpetuam o ensino deste componente curricular. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Foram participantes quarenta e dois (42) estudantes do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública estadual no Município de Macaparana-PE. Teve-se como instrumento de coleta um questionário semiestruturado direcionado aos professores de variadas disciplinas e três questões direcionadas aos estudantes participantes da proposta. Os dados foram sistematizados e interpretados à luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta e recursos utilizados foram bem aceitos pelos educadores e educandos e ampliaram o conhecimento científico dos educandos. Evidenciou-se, ainda, que o recurso propicia maior interação dos alunos entre si e com os professores, e que a inserção do teatro nas atividades pedagógicas motiva a participação dos educandos nas aulas contribuindo com a aprendizagem dos conteúdos.

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Biografia do Autor

Valdecir Manoel da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Professor de Química do Estado de Pernambuco desde 2008. Professor de ciências do Estado da Paraíba desde 2001. Possui graduação em Ciências - Habilitação em biologia pela Universidade de Pernambuco (1996). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e Interdisciplinares. Mestrando em em Ensino de Ciências - Educação Química. Compositor e interprete de várias músicas que contextualizam conteúdos de química, conteúdos de matemática e meio ambiente, assim como, músicas de cunho espiritual.

Francisco Ferreira Dantas Filho, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Pós - Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES). Integrante do projeto internacional "Universidades inclusivas: competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de la ciudadanía activa - SOLIDARIS

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

da Silva, V. M., & Dantas Filho, F. F. (2021). História da Química no Teatro: Proposta de Ensino Contextualizado. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 121–136. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3133

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química