Propostas Formativas sobre a Diversidade Sexual na Formação Inicial de Professores de Química Um Olhar a Partir do Construcionismo Social

Autores

Palavras-chave:

Construcionismo Social. Educação Relacional. Diversidade Sexual.

Resumo

O presente trabalho busca analisar as manifestações de licenciandos em Química frente a uma atividade realizada sobre a diversidade sexual no contexto da formação inicial de professores. Os licenciandos foram questionados sobre a publicação de uma imagem numa apostila de uma escola particular que, no nosso entendimento, dava margem a análises homofóbicas. Diante disso, os sujeitos investigados fizeram apontamentos e reflexões a respeito do material, reforçando a importância de considerarmos diferentes opiniões e entendê-las como construções sociais que englobam os aspectos históricos, sociais e culturais na constituição de sentidos frente a uma determinada situação. Nesse sentido, o corpus de análise foi analisado qualitativamente sustentado pelas teorias construcionistas que possuem como elemento chave a educação relacional. As manifestações dos licenciandos orientam para práticas formativas pautadas em uma postura mais humana, a partir do construcionismo social, demonstrando diferentes percepções sobre a temática da diversidade sexual que necessitam ser refletidas e (re)problematizadas nos ambientes formativos para que juntos possamos (re)construir significados efetivos sobre as situações que perpassam a vida cotidiana e que interferem constantemente nas opiniões das pessoas. Ainda, o trabalho propiciou reflexões sobre a seleção de materiais a serem utilizados, salientando a ideia de que tudo é relacional e pode possibilitar a criação de diferentes mundos nas aulas de Ciências/Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus José dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Especialista em Docência na Educação Básica pelo IFMG-Campus Avançado Arcos (2019) e em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes (2019). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Participou do programa Ciência sem Fronteiras, fomentado pela CAPES, realizando suas atividades no Collège communautaire du Nouveau-Brunswick - Campus Bathurst e no Cégep de Sherbrooke, ambos no Canadá. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi assessor de relacionamentos do projeto Embaixadores-UFV e colaborador de Expansão da ONG Rede CsF. Realizou atividades como Líder em Educação Canadá-Brasil, coordenador e co-fundador do Núcleo Viçosa da Rede CsF/Em Rede. Atualmente é professor de Ciências/Química do Colégio Educar de Ervália e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Tem interesse pela Educação em Ciências/Química com ênfase na formação de professores, metodologias de ensino e aprendizagem de Ciências, Ensino de Ciências por Investigação e práticas transdisciplinares.

Rita de Cássia de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, escola nova, indisciplina escolar, metodologias diferenciadas de educação, construcionismo social, práticas colaborativas e dialógicas e pesquisas relacionais.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Santos, M. J. dos, & de Souza, R. de C. (2021). Propostas Formativas sobre a Diversidade Sexual na Formação Inicial de Professores de Química Um Olhar a Partir do Construcionismo Social. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 16–29. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3149

Edição

Seção

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química