A Autoavaliação como Processo de Metacognição na Aprendizagem de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3347

Palavras-chave:

Regulação da Aprendizagem, Conhecimento Metacognitivo, Ensino Médio

Resumo

A autoavaliação pode ser uma iniciativa, em sala de aula, que proporciona pensar acerca de como ocorre a aprendizagem e como podemos regulá-la. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo a respeito da percepção de estudantes do Ensino Médio em relação à aprendizagem em Química, com base em análises de autoavaliações. Trata-se de uma investigação predominantemente qualitativa, respaldada nos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo. As respostas às questões propostas foram analisadas buscando identificar as percepções manifestadas pelos estudantes a respeito de sua aprendizagem em Química, bem como suas facilidades e/ou dificuldades e principais estratégias utilizadas para resolverem algumas tarefas. Mediante as análises realizadas, chegamos aos seguintes resultados: os diversos aspectos apontados pelos estudantes quando questionados sobre a aprendizagem em Química abrangem desde fatores relacionados ao conteúdo científico, até aspectos comportamentais, tais como necessidade de maior organização nos estudos e maior foco nas aulas. Os estudantes indicaram também estratégias que podem ser eficazes para a superação de suas dificuldades, como revisar os conteúdos, dedicar mais tempo aos estudos, definir horários para estudar em casa, tirar dúvidas com o professor e com os colegas, resolver exercícios e, por fim, dispensar mais atenção e concentração durante as aulas e na execução das tarefas propostas. Desse modo, destacamos que as questões propostas na autoavaliação possibilitaram uma experiência metacognitiva que propiciou, em termos de estratégias, vir à tona o processo reflexivo e metacognitivo da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo dos Santos Nora, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Departamento de Química

Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina

Referências

Bardin, Laurence (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bogdan, Roberto, & Biklen, Sari K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.

Buruchovitch, Evely (1999). Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: reflexão e crítica, 12(2).

Cunha, Marcia B., & Giordan, Marcelo (2012). As percepções na teoria sociocultural de Vigotski: uma análise na escola. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5 (1), 113-125.

Davis, Cláudia, Nunes, Marina M. R., & Nunes, Cesar A. A. (2005). Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de pesquisa, 35(125), 205-230.

Flavell, John H. (1976). Metacognitive aspects of problem solving. In: Resnick, L. B. (Ed.). The nature of intelligence. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, pp. 231-236.

Figueira, Ana Paula C. (2003). Metacognição e seus contornos. Revista Iberoamericana de Educación (Online).

Moraes, Roque (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, 22 (37), 7-32.

Passos, Marinez M., Corrêa, Nancy N. G., & Arruda, Sergio M. (2017). Perfil Metacognitivo (Parte I): Uma proposta de instrumento de análise. Investigações em ensino de ciências, 22(3), 176-191.

Pereira, Marta M., & Andrade, Viviane A. (2012). Autoavaliação como estratégia para o desenvolvimento da metacognição em aulas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 17(3), 663-674.

Ponte, João Pedro (2014). Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: Ponte, João Pedro (Org.). Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Santos, Leonor (2002). Auto-avaliação regulada: por quê, o quê e como? Lisboa: Ministério da Educação e Departamento da Educação Básica de Lisboa.

Santos, Anderson O., Silva, R. P., Andrade, D., & Lima, João P. M. (2013). Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do Ensino Médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química), Scientia Plena, 9(7).

Schunk, Dale H. (2012). Learning theories: an educational perspective. Boston: Pearson Education.

Uehara, Fabia M. G. (2005). Refletindo dificuldades de aprendizagem de alunos do ensino médio no estudo do equilíbrio químico. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Nora, P. dos S., Broietti, F. C. D., & Corrêa, N. N. G. (2021). A Autoavaliação como Processo de Metacognição na Aprendizagem de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 196–213. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3347

Edição

Seção

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química