Análise dos livros didáticos de química: compreendendo os roteiros experimentais de extrato de repolho roxo

Autores

Palavras-chave:

Livros Didáticos. Análise de Conteúdo. Roteiros Experimentais

Resumo

Os Livros Didáticos (LDs) de Química têm disponibilizado uma série de atividades experimentais que auxiliam os discentes a construírem relações entre a teoria científica e os experimentos. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo analisar nos seis LDs de Química, aprovados pelo PNLD de 2018, os experimentos que utilizam extrato de repolho roxo. Para alcançar tal objetivo, utilizamos os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Nesta pesquisa, destacamos duas principais etapas: a exploração e classificação das atividades experimentais presentes nos LDs, em simples ou investigativas e a análise das unidades de contexto, que são os roteiros. Na classificação das atividades experimentais obtemos quatro atividades experimentais simples e duas atividades experimentais investigativas. No estudo das unidades de contexto, destacamos que todos os roteiros são do tipo estruturado, ou seja, apresentam materiais, procedimentos e questões para auxiliar os alunos a formularem suas conclusões. Comparando as atividades experimentais percebemos que, exceto um roteiro, todos os outros trazem ilustrações das cores que o repolho roxo adquire em diferentes valores de pH. Observamos que cinco das seis atividades experimentais estão relacionadas à explicação do conteúdo de ácidos e bases. Identificamos que os experimentos analisados são simples, acessíveis e exequíveis por professores e estudantes, pois podem ser realizados com materiais que utilizamos no cotidiano e de fácil aquisição. Acreditamos que com esta pesquisa podemos auxiliar professores em formação inicial e continuada a produzirem uma visão crítica sobre os experimentos ofertados nos LDs e sobre a forma que os mesmos conduzem suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Araújo da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia -NECFaculdade de Educação - FACEDUniversidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Bruna de Paula Rezende, Universidade Federal de Juiz de Fora/ Faculdade de Educação

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Formada como Técnica em Química pelo Colégio Pio XII - Juiz de Fora. Experiência em análises físico-químicas de água potável e destilada. Atualmente, faz iniciação científica na área de Educação Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Silva, A. C. A. da, & Rezende, B. de P. (2021). Análise dos livros didáticos de química: compreendendo os roteiros experimentais de extrato de repolho roxo. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 178–193. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3478

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química