Abordagem CTS na formação inicial de professores de Química: uma análise de sequências didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v7i1.3532

Palavras-chave:

CTS, Formação de Professores, Ensino de Química

Resumo

O presente artigo discute a inserção da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na formação inicial de professores de Química como possibilidade de articulação dos conhecimentos químicos com questões sociais e tecnológicas nas práticas pedagógicas. A abordagem da pesquisa é qualitativa e baseou-se na análise documental de sequências didáticas elaboradas por licenciandos em Química. São discutidas neste artigo as potencialidades e limitações das sequências didáticas (SD) construídas com base na abordagem CTS. A análise das SD baseou-se em um instrumento elaborado por Silva e Marcondes (2015) para avaliação de unidades didáticas com enfoque CTS. Neste trabalho são analisadas seis sequências didáticas e os resultados indicam que as SD apresentam aspectos sociais e científicos de forma satisfatória e inter-relacionada, no entanto, a tecnologia não é explorada na maior parte delas. Foram identificados como potencialidades nas SD a abordagem por temas, a retomada da questão social ao final da SD, a opção por assuntos controversos e problemáticas contemporâneas e contextuais. As limitações evidenciadas são a abordagem marcadamente conceitual, disciplinar e a ausência da discussão de questões tecnológicas. Com esses elementos se reforça a importância de espaços de discussão e reflexão acerca de abordagens como a perspectiva CTS na formação inicial de professores de Ciências e Química.

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

München, S., & Bohrer Adaime, M. (2021). Abordagem CTS na formação inicial de professores de Química: uma análise de sequências didáticas. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(1), 134–150. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i1.3532

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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