Tutoria universitária no ensino de Química geral e analítica

Autores

  • Nathália Cristina Aguiar Sanguinette Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Lorena Barbosa Botelho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Osvaldo Pacheco Freitas Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Jéssica Del'Nero Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Mírian da Silva Costa Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

Química, Tutoria, Ensino.

Resumo

A componente curricular Química Geral e Analítica é uma disciplina introdutória para todos os cursos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no município de Unaí/MG. Entretanto, existem diversos alunos que apresentam dificuldades quanto ao seu aprendizado, gerando evasões e/ou retenções, devido às inúmeras deficiências prévias apresentadas. Neste sentido, as atividades de tutoria universitária no ensino de química têm por objetivo auxiliar os discentes no processo de aprendizagem. O presente trabalho buscou investigar a importância exercida pela tutoria neste auxílio dado aos estudantes do ICA. O estudo foi composto por duas etapas, sendo a primeira a elaboração de material didático pelas tutoras universitárias e a segunda uma pesquisa de campo. A pesquisa procurou correlacionar e explicar a eficácia do programa de tutoria na disciplina de Química Geral e Analítica. Os dados utilizados foram obtidos por meio de questionários impressos aplicados aos discentes durante o ano de 2019. No 1º semestre participaram da pesquisa 90 (noventa) acadêmicos e no 2º semestre foram aplicados questionários a 112 alunos matriculados na disciplina. Os resultados demonstraram que a tutoria apresenta relevância nas diversas atividades desenvolvidas, contribuindo para amenizar as dúvidas em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Por outro lado, percebe-se que grande parte dos estudantes não procuram o apoio da tutoria. Entretanto, constata-se que a tutoria universitária é uma excelente ferramenta de apoio que auxilia no processo de ensino-aprendizagem do discente, tornando este processo mais dinâmico e produtivo.

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Biografia do Autor

Nathália Cristina Aguiar Sanguinette, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Lorena Barbosa Botelho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Osvaldo Pacheco Freitas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Jéssica Del'Nero, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Mírian da Silva Costa Pereira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Área de Química do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Sanguinette, N. C. A., Botelho, L. B., Freitas, O. P., Del’Nero, J., & Pereira, M. da S. C. (2021). Tutoria universitária no ensino de Química geral e analítica. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(1), 151–165. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3747

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química