Implementação das Estratégias Didáticas de Resolução de Problemas Articuladas à Experimentação Publicadas em Atas do ENPEC: Uma Revisão de Literatura

Autores

  • Patricia Bisso Paz Borges Unipampa
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Revisão de literatura. Resolução de Problemas. Experimentação.

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão de literatura de natureza qualitativa, de produções acadêmico-científicas relacionadas às estratégias didáticas de Resolução de Problemas articulada à Experimentação, publicadas nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), no período de 2011 a 2019, com o intuito de categorizar a natureza dos trabalhos publicados neste sentido. De um total de 6.151 artigos publicados, apenas 27 artigos trataram a articulação entre estas estratégias didáticas. Esses trabalhos foram analisados conforme a Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin e desta forma emergiram cinco categorias que versam sobre: os professores e a elaboração das atividades de Resolução de Problemas articuladas à Experimentação; os alunos quanto à recepção diante de atividades de Resolução de Problemas articuladas à Experimentação; o uso da tecnologia como estratégia para atividades relacionadas às resoluções de problemas articuladas à experimentação; metodologias e temáticas utilizadas em artigos de Resoluções de Problemas articuladas à experimentação. A observação desses trabalhos aplicados ao Ensino Básico e Superior na área de Ciências da Natureza e as categorias emergentes mostram que há um esforço em estudar e desenvolver melhores estratégias de Ensino para contribuir com os alunos e facilitar o acesso às demandas curriculares. Esta revisão demonstra que estas estratégias didáticas já são uma realidade no universo escolar e acadêmico, apresentando-se como importante ferramenta de ensino, relevante por contemplar objetivos formativos, proporcionar o desenvolvimento de situações-problemas, facilitar o entendimento de princípios científicos e gerar o desenvolvimento da criatividade e busca pelo saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Bisso Paz Borges, Unipampa

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000) e graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2017). Possui especialização em educação Científica e Tecnológical pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2019) e atualmente é farmacêutica diretora técnica da empresa FARCOOP, em Caçapava do Sul-RS e mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidad Federal do Pampa - UNIPAMPA (em andamento)

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

É Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Referências

Ausubel, David P., Novak, Joseph D., & Hanesian, Helen. (1980). Psicologia Educacional. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana LTDA.

Ayres, Claudia, Consoli, Rodrigo, Cruz, Gustavo, Cicuto, Camila, & Marson, Guilherme (2017). Desenvolvimento de uma Metodologia para caracterização da Resolução de Problemas envolvendo representações visuais da estrutura tridimensional de moléculas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 11.

Bardin, Laurence. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Batinga, Verônica T. S. & Teixeira, Francimar M. (2011). Análise de um Problema elaborado por uma Professora de Química do Ensino Médio: um estudo de caso sobre estequiometria. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, São Paulo, 8.

Batinga, Verônica T. S. & Teixeira, Francimar M. (2013). Análise da Abordagem de Resolução de Problemas por uma Professora de Química: um estudo de caso envolvendo o conteúdo de estequiometria. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 9.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais Brasília: MEC/SEF.

Brasil. Ministério da Educação do Brasil. (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2006). Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil. v.1 e 2. Brasília: MEC/SEB.

Brasil. Ministério da educação. Secretaria da Educação Básica. (2017). Fundamentos Pedagógicos e Estrutura geral da BNCC. Brasília: MEC.

Carvalho, Anna M. P., & Gil-Pérez, Daniel. (2006). Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez.

Campos, Maria C., & Nigro, Rogério G. (1999). Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD.

Coguiec, Éric Le. Ficção, diário de campo e pesquisa-criação. (2016). Revista Cena, 20, 28-38.

Cooper, Harris, & Hedges, Larry V. (1994). Research Synthesis as a Scientific Process. In: H. Cooper, L. Hedges, & J. Valentine (Edts.). The Handbook of Research Synthesis and Meta-Analysis, (2nd ed., p. 3-18). New York: Russel Sage Foundation.

Cruz, Maria E. B. & Batinga, Verônica T. S. (2017). Resolução de Problemas no Ensino Médio: análise de uma sequência didática a partir de aspectos da teoria da atividade de Leontiev. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 11.

Ferreira, Carlos A. L. (2015). Pesquisa Quantitativa e Qualitativa: Perspectivas para o Campo da Educação, Revista Mosaico, 8(2), 173-182.

França, John L. S., & Malheiro, João M. S. (2017). Ensinando densidade por problemas e experimentos: será que afunda ou não afunda? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 11.

Freitas, Zildonei V., & Oliveira, Josimara C. C. (2015). Experimentação e Resolução de Problemas com aporte em Ausubel: uma proposta para o ensino de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 10.

Freitas, Amanda P. & Campos, Angela F. (2017). Resolução de Problemas: Impressões de Professores de Química do Nível Médio de Ensino acerca desta Abordagem. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 11.

Freitas, Aline C., Rossato, Juliana M., & Rocha, João B. T. (2017). Entendendo a dureza e qualidade d’água através da Aprendizagem Baseada em Problemas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 11.

Gádea, Sirlley J. S., & Amantes, Amanda (2015). Mapa de itens: Uma estratégia de análise do entendimento de estudantes das séries iniciais sobre flutuação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 10.

Gil, Antonio C. (2010). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas.

Gil Perez, Daniel, Martinez-Torregrossa, Joaquin, Ramirez, Lorenzo, Dumas-Carré, Andrée, Gofard, Monique, & Carvalho, Ana. M. P. (1992). Questionando a Didáctica de Resolução de Problemas: elaboração de um modelo alternativo. Caderno Catarinense de Física, 9 (1), 7-19.

Gil Pérez, Daniel, Furió-Más, Carlos, Valdés, Pablo, & Salinas, Julia (1999). ¿Tiene sentido seguir distinguiendo entre aprendizaje de conceptos, Resolución de Problemas de lápiz y papel realización de prácticas de laboratorio? Revista Enseñanza de las Ciencias, 17(2), 311-320.

Giordan, Marcelo. (2008). Computadores e linguagens nas aulas de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí.

Goi, Mara E. J., & Santos, Flávia M. T. (2015). Implementação da Metodologia de Resolução de Problemas no ensino de ciências. In: Seminário Internacional de Educação no Mercosul, 17.

Goi, Mara. E. J., & Santos, Flávia. M. T. (2009). Reações de combustão e impacto ambiental por meio de Resolução de Problemas e atividades experimentais. Química Nova na Escola, 31, 3, 203-209.

Gonçalves, Raquel P. N., & Goi, Mara. E. J. (2018). Uma Revisão De Literatura Sobre o Uso da Experimentação no Ensino de Química. Comunicações Piracicaba, 25(3) 119-140.

Guedes, Suzana S., & Baptista, Joice A. (2011). Experimentação no ensino de ciências: atividades problematizadas e interações dialógicas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, São Paulo, 8.

Giordan, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. (1999). Química Nova na Escola, 10, 43-49.

Ibraim, Stefannie S., Mendonça, Paula C. C., & Justi, Rosária. (2011). Avaliação de habilidades argumentativas em um problema científico. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, São Paulo, 8.

Junior, Domingos R. S. & Coelho, Geide R. (2013). Ensino por Investigação: problematizando as aprendizagens em uma atividade sobre condutividade elétrica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 9.

Küll, Cláudia R., & Zanon, Dulcimeire A. P. V. (2017). Problematizar situações de Ensino e desenvolver habilidades cognitivas: Estudo do congelamento superficial da água de lagos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 11.

Lacerda, Cristiana C., Campos, Ângela F., & Marcelino-Jr, Cristiano A. C. (2012). Abordagem dos conceitos mistura, substância simples, substância composta e elemento químico numa perspectiva de ensino por situação-problema. Química Nova na Escola, 34(2), 75-82.

Barolli, Elisabeth, Laburú, Carlos E., & Guridi, Verônica M. (2010). Laboratorio didáctico de ciencias: caminos de investigación. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 9 (1), 88-110.

Laudan, Larry (2010). O Progresso e seus Problemas: rumo a uma Teoria do Crescimento Científico. São Paulo: UNESP.

Larcher, Lucas (2019). O diário de bordo e suas potencialidades pedagógicas. Ouvir ou ver, 15(2), 100-111.

Leite, Laurinda, & Afonso, Ana S. (2001). Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, características, organização e supervisão. Boletim das Ciências, 48, 253-260.

Lopes, Bernardino J. (2004). Aprender e ensinar física. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para ciência e tecnologia.

Ludke, Menga & André, Marli E. D. A. (1987). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Machado, Andrea H. & Mortimer, Eduardo F. (2007). Química para o Ensino Médio: fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In: L. B. Zanon, & O. A. Maldaner (Eds.), Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: Unijuí, pp. 21-41.

Matos, Valdecir G. S., Delgado, Oscar T., & Ghedin, Evandro (2015). Atividade de Situações Problema na experimentação em ambientes virtuais, fundamentado na Teoria de Galperin na aprendizagem de óptica geométrica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 10.

Mato Grosso (2010) Orientações Curriculares: concepções para a Educação Básica. Cuiabá: SEDUC/MT.

Malheiro, João M. S., & Teixeira, Odete P. B. (2011). A Resolução de Problemas de Biologia com base em Atividades Experimentais Investigativas: uma análise das habilidades cognitivas presentes em alunos do ensino médio durante um curso de férias. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, São Paulo, 8.

Marandino, Martha, Selles, Sandra E., & Ferreira, Marcia S. (2009). Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez.

Martins, Paulo C M. M., & Pereira, Flávia C. (2019). Investigando problemas sobre o calor com o uso do diagrama V como instrumento de estruturação e acompanhamento das atividades. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, Rio Grande do Norte, 12.

Martinez, Giovana, Silva, Guilherme B., Correa, Siomara M. S. C., Tiera, Vera A. O., & Gois, Jackson (2017). Experimentação problematizadora e as concepções dos alunos sobre a utilização de textos no ensino de química. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 11.

Medeiros, Denise R., & Goi, Mara E. J. (2018). Metodologia de resolução de problemas: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(11), 309-328.

Monteiro, Marco A. A. T., & Pacubi, Odete (2004). Uma análise das interações dialógicas em aulas de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Investigações e Ensino de Ciências, 9(3), 243-263.

Moreira, Marco A. (1999). Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU.

Nóvoa, Antônio. (1992). Formação de professores e formação docente. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote.

Nóvoa, Antônio (Org.). (1997). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote.

Oliveira, Alexandre A. Q. (2009). Uma revisão da produção dos pesquisadores brasileiros acerca da experimentação no ensino de ciências e biologia. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro. Brasil.

Oliveira, Tamires A. B., & Prado, Kleber F., (2015). A importância da metodologia Científica para o Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, Curitiba, Paraná.

Paixão, Fátima, & Cachapuz, Antônio (2003). Mudanças na prática de ensino da Química pela formação dos professores em História e Filosofia da Ciência. Química Nova na Escola, 18(2), 31-36.

Pedroso, Marcos A., Rodes, Giovane P., Silva, Mirian A. J., &Trazzi, Patrícia S. S. (2017). Uma atividade investigativa sobre a primeira Lei da Termodinâmica: Considerações sobre o Processo de Problematização. In: In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 11.

Pinheiro, Sheila A., Costa, Ivaneide A. S. C., & Silva, Francisco M. (2013). Aplicação e teste de uma sequencia didática sobre o sistema sanguíneo ABO no ensino médio de biologia In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 9.

Picheth, Sara F., Cassandre, Márcio P., & Thiollent, Michel J. M. (2016). Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação, 39(Esp), s3-s13.

Pechliye, Magda M., Souza, Jennifer C., & Wertzner, Marina. (2013). Criatividade e situações-problema no Ensino de Biologia In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 9.

Pozo, Juan I. (1998). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed.

Raboni, Paulo C. A., & Carvalho, Anna M. P. (2013). Solução de problemas experimentais em aulas de ciências nas séries iniciais e o uso da linguagem cotidiana na construção do conhecimento científico. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 9.

Ramos, Jaidith M., & Muñoz, Liz. (2013) La Enseñanza de la Química Ambiental: una propuesta fundamentada en la controversia científica y la resolución de problemas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 9.

Rosito, Berenice A. (2003). O ensino de Ciências e a experimentação. In: Moraes, Roque (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: Reflexões epistemológicas e metodológicas. 3ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, pp. 195-208.

Sadalla, Ana M., & Larocca, Priscila. (2004). Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, 30(3), 419-433.

Schön, Donald. (2000). Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Silva, Renally G., & Ataíde, Ana R. P. (2011). Utilização de Simulações como elemento facilitador na Resolução de Problemas de Termodinâmica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, São Paulo, 8.

Silva, Ana P. A., & Delgado, Oscar T. (2015). O papel da imaginação na resolução de um problema experimental na disciplina de ciências naturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 9.

Silva, Maira B., Gerolin, Eloisa C., & Trivelato, Silvia L. F. (2017). Ensino de biologia por investigação: caracterização das práticas epistêmicas no contexto de uma atividade investigativa de ecologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 11.

Silva, Maiara S. C. D., Madeiro, Gilmeria A., Souza, Aparecido A. M., & Silva, Flávia C. V. (2019). Da elaboração à resolução: analisando uma situação-problema para o ensino e aprendizagem de reações redox. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, Rio Grande do Norte, 12.

Silva, Ângelo A. B. S, Malheiro, João M. S., & Teixeira, Odete P. B. (2015). Curso de férias “Experimentando ciências”, evidências da formação do espírito científico. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 10.

Silva, Roberto R.; Machado, Patrícia F., & Tunes, Elisabeth. (2010). Experimentar sem medo de errar. In: Santos, Wildson, & Maldaner, Otávio A. (orgs). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, pp. 231-261.

Silva, Lenice H. A., & Zanon, Lenir B. (2000). A experimentação no ensino de ciências. In: Schneltzer, Roseli P., & Aragão, M. (orgs). Ensino de Ciências: Fundamentos e abordagens. Campinas: UNIMEP/CAPES.

Silveira, Luís F., Nunes, Paula, & Soares, Alessandro C. (2013). Simulações virtuais em química Virtual. Revista de Educação, Ciência e Cultura, 18(2), 1-18.

Tardif, Maurice (2011). Saberes docentes e formação profissional. 12ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Trivinõs, Augusto. N. S. (1987). Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Vasconcelos, Flávia. C. G. C. (2016). Considerações de licenciandos em Química sobre o uso de simulações PhET em aulas simuladas. Revista Tecnologia na Educação, 8(14), 1-12.

Valente, José A. (1993). Diferentes usos do computador na educação. Em Aberto, 12(57), 3-16.

Vygotsky, Lev S. (1984). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Vygotsky, Lev S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Zômpero, Andreia. F., & Laburú, Carlos E. (2011). Atividades investigativas no ensino de ciências: Aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio, 13(3), 67-80.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Borges, P. B. P., & Goi, M. E. J. (2021). Implementação das Estratégias Didáticas de Resolução de Problemas Articuladas à Experimentação Publicadas em Atas do ENPEC: Uma Revisão de Literatura. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 171–195. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3756

Edição

Seção

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)