Mapas Conceituais como Instrumento de Avaliação em Tempos de COVID 19

Autores

  • Ana Maria da Luz Schollmeier Universidade Federal de Santa Maria
  • Leandro Lampe Universidade Federal de Santa Maria
  • Claudia Smaniotto Barin UFSM

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3913

Palavras-chave:

Ensino de Química, Ensino remoto, Mapas conceituais

Resumo

O isolamento social decorrente do COVID 19 modificou não apenas o mundo do trabalho, mas também as relações sociais e a forma de ensinar e aprender. Mediado pelas tecnologias, professores e estudantes passaram a compartilhar conteúdos em plataformas digitais. Dentro desse contexto, surge a questão: como avaliar os estudantes nesse momento pandêmico? Nessa perspectiva, este trabalho visa apresentar e discutir uma proposta de avaliação baseada na elaboração de Mapas Conceituais. Metodologicamente apoiados na pesquisa ação participativa, analisamos o contexto, planejamos o conteúdo e propusemos a atividade avaliativa para 64 estudantes de uma disciplina de Química para as Ciências Rurais. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a própria atividade de estudo - avaliativa. Os resultados apontam que o uso de mapas conceituais incita a pesquisa, estimula o pensamento, proporciona maior compreensão para os estudantes enquanto relaciona o seu cotidiano e, o principal desafio constitui-se a apreciação dos discentes pelo recurso de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ana Maria da Luz Schollmeier, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela UFSM.

Leandro Lampe, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pelotas e mestrando em Educação Profissional e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Maria.

Claudia Smaniotto Barin, UFSM

Professora Associada da UFSM e Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Schollmeier, A. M. da L., Lampe, L., & Barin, C. S. (2021). Mapas Conceituais como Instrumento de Avaliação em Tempos de COVID 19. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 156–170. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3913

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química