O Panorama da Argumentação Científica no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3973

Palavras-chave:

Argumentação Científica, Temos Sociocientíficos, Ensino de Química

Resumo

O trabalho objetiva discutir a argumentação científica no Ensino de Química analisadas em artigos publicados nas revistas classificadas no webqualis da CAPES - quadriênio 2013 - 2016, de estrato A1: Ciência & Educação (1998-2019), Enseñanza de las Ciencias (1983-2019) e International Journal of Science Education (1979-2019). As produções científicas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), evidenciando as categorias “Formação de Professores”; “Utilização da Argumentação para Finalidades Pedagógicas” e “Discussões Teóricas”. O corpus da pesquisa foi constituído por meio da seleção das palavras “argumentação”, “argumentação científica”, suas derivações e respectivas traduções nos idiomas inglês/espanhol. Os resultados apontam mecanismos argumentativos associados a diversas estratégias de ensino e de aprendizagem, advindos de diferentes nacionalidades, a partir de estudos de abordagem quantitativa e qualitativa, ambas apontando o potencial da argumentação científica como recurso que auxilia na discussão de temas sociocientíficos e desenvolvimento do conhecimento científico, além de ressaltar a importância da presença da argumentação científica na formação inicial. Confirmou-se que a argumentação científica é debatida a nível internacional e, ainda que majoritariamente utilizada para fins pedagógicos, o campo na Formação de Professores e as Discussões Teóricas referentes à argumentação científica têm sido ascendentes, o que abre caminhos para que novos entrelaçamentos ao ensino de Química sejam feitos e, com isso, compreender os percursos argumentativos dos estudantes e auxiliá-los na aprendizagem dos saberes químicos.

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Biografia do Autor

Luana Pires Vida Leal, Universidade Estadual de Londrina

Centro de Ciências Exatas - Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Geociências/CCE da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. Atua na área de Epistemologia da Geografia e também na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Pires Vida Leal, L., Figueiredo Salvi, R., & Lorenzetti, L. (2021). O Panorama da Argumentação Científica no Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 214–230. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3973

Edição

Seção

Debates em Linguagem no Ensino de Química