Análise de Projetos de Estágio Elaborados por Licenciandos em Química sob a Ótica da Teoria dos Campos Conceituais

Autores

  • Kariny Araujo Universidade Federal do Piauí
  • Inês Maria de Souza Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Jerino Queiroz Ferreira Universidade Federal do Piauí
  • Luciana Nobre de Abreu Ferreira Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Química, Teoria dos Campos Conceituais, Processos de Ensino e Aprendizagem

Resumo

Neste trabalho, investigamos as possíveis contribuições de um processo formativo baseado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) com enfoque no lema pedagógico “aprender a aprender” associado à prática docente de licenciandos em química. Para tanto, analisamos e discutimos possíveis invariantes operatórios relacionados ao campo conceitual “processos de ensino e aprendizagem”, à luz da TCC, identificados em projetos de intervenção elaborados em um contexto de estágio supervisionado. A avaliação dos projetos permitiu lançar um olhar sobre as escolhas metodológicas dos licenciandos e apontar possíveis relações com o propósito de favorecer os processos de ensino e aprendizagem. Os resultados indicaram que aspectos como coleta de conhecimentos prévios, verificação da evolução conceitual, estímulo ao desenvolvimento cognitivo e ensino por meio de pesquisa, presentes nas propostas, sugerem métodos centrados no aluno e indicam a influência do processo de formação realizado nas escolhas dos licenciandos. Logo, os resultados obtidos apontam a relevância de trabalhar nos cursos de formação de professores a capacidade de reflexão sobre a prática docente, com base nos preceitos trabalhados nesta pesquisa.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Araujo, K., de Souza Araújo, I. M. ., Queiroz Ferreira, J. ., & Nobre de Abreu Ferreira, L. . (2021). Análise de Projetos de Estágio Elaborados por Licenciandos em Química sob a Ótica da Teoria dos Campos Conceituais. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 102–120. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4016

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química