A Formação de Professores de Química na Perspectiva da Educação Inclusiva: Revisão Bibliográfica dos Anais do ENEQ (2008-2018)

Autores

  • Mateus José dos Santos
  • Cláudio Alves Pereira Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.4234

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Diversidade, Educação Química, ENEQ

Resumo

O presente trabalho discute a relação entre a Educação Inclusiva e a formação de professores(as) de Química. A pesquisa foi realizada nos Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQs), uma vez que este evento é o maior da área e congrega professores, pesquisadores e estudantes de todo o país. A pesquisa utilizou revisão bibliográfica nos trabalhos publicados no período de 2008 a 2018, considerando o radical da palavra inclusão (inclu) e, após uma primeira seleção, todos os trabalhos foram avaliados extraindo aqueles que possuíam articulação com a formação de professores. Dos trabalhos selecionados para a constituição do corpus, apenas 49 respeitaram os critérios de busca, sendo 46 deles relacionados com a inclusão de pessoas com deficiência. A pesquisa demonstrou a escassez de trabalhos desta natureza no campo da Educação Química e a necessidade de uma formação docente que dialogue sobre a diversidade para além da inclusão de pessoas com deficiência, visando o desenvolvimento de uma formação mais humana e que considere todos os aspectos multiculturais dos sujeitos inseridos nos contextos educativos.

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Biografia do Autor

Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), especializações lato sensu em Educação Ambiental (IFMG) e em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (UFV), licenciado em Física pela Universidade Nova Iguaçu (UNIG). É Técnico em Assuntos Educacionais no IFMG Campus Avançado Arcos. Possui experiência na docência, tendo trabalhado nas redes pública e privada com o ensino de Matemática, Ciências e Física no período de 2002 a 2014. Também possui experiência em funções de professor formador e tutor na Educação a Distância. Tem interesse em pesquisas com foco em Currículo, Educação, Educação Ambiental e Formação de Professores.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Santos, M. J. dos, & Pereira, C. A. (2021). A Formação de Professores de Química na Perspectiva da Educação Inclusiva: Revisão Bibliográfica dos Anais do ENEQ (2008-2018). Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 22–39. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.4234

Edição

Seção

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química