A Teoria da Transposição Didática em Publicações da Revista QNEsc

Autores

Palavras-chave:

Transposição Didática, Formação Docente, Ensino-Aprendizagem de Química

Resumo

É relevante considerar que os saberes científicos passem pelos processos de adaptação/modificação tornando-se acessíveis para o estudo em sala de aula, uma vez que a linguagem com que os conceitos são elaborados é distante da realidade conceitual dos estudantes. A disciplina de Química é, normalmente, apontada pelos estudantes como sendo de difícil compreensão por possuir um alto nível de abstração, assim, o professor em sua práxis, precisa utilizar estratégias diversificadas para atenuar esse obstáculo. Logo, a Transposição Didática (TD) emerge como uma das possibilidades para a mediação entre esse saber e o conhecimento científico. Tal fato nos leva a buscar por meio deste estudo de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfica, identificar e analisar as publicações da última década (2009 a 2019) na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) que relacionam a TD ao Ensino de Química, na perspectiva de mapearmos as produções publicadas. Com o intuito de embasar as nossas discussões percorremos pela compreensão do que é a TD, seus limites e potencialidades para aprendizagem escolar, assim como sua utilização no Ensino de Química. Percebemos que ainda são incipientes as pesquisas em Ensino de Química direcionadas para a TD como uma possibilidade de enfrentamento às limitações no processo de ensino-aprendizagem de Química, necessitando de debates mais aprofundados sobre sua relevância para a práxis do docente e para a formação dos estudantes.

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Biografia do Autor

Rafaela Santos Lima, Universidade Federal da Bahia

Curiosa que sou, me licenciei em Química (UFRB), me especializei em Docência do Ensino Superior (UCAM). Precisando me (re)iventar e (re)significar me constituo mestra em Educação Científica e Formação de Professores (UESB/ PPGECFP). Hoje, velejo mares (des)conhecidos para me doutorar em Ensino, História e Filosofia das Ciências (UFBA/PPGEFHC). Pesquisar, estudar, formar... é também semear, por isso participo do Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química (PEQUI) da UFRB. Em todas essas idas e vindas pesquiso, discuto, reflito sobre Currículo e Formação de Professores na interface gênero, diversidade e relações étnico-raciais. 

Michele Marcelo Bortolai, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada e Bacharel em Química (MACK/SP) e Pedagogia (UNG/SP). Especialista em Química (FOC/SP), Mestre e Doutora em Ensino de Ciências (PIEC/USP). Professora Adjunta em Ensino de Química do CFP/UFRB. Integrante dos Grupos de Pesquisa PEQUI (UFRB) e LiEQui (USP). Estudos voltados à formação de professores, aos processos de ensino e aprendizagem em Química e Ciências e à Teoria da Representações Sociais. E-mail: michelemsb@ ufrb.edu.br

Franklin Kaic Dutra-Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Curriculista das Ciências/Química. Curioso por ter me graduado em Química - Licenciatura (2014 - CES/UFCG). Um dos Doutores mais jovem do Brasil em Ensino de Ciências e Matemática em tempos de não-Ciência, investigando as narrativas e as histórias de vida de Licenciandes em Química (2019 - PPGECM/UFRN). Professor do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa/BA. Líder do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC/UFPB). Militante dos Direitos Humanos e defensor do movimento e das pessoas LGBTQIA+. Destitui os mitos da atualidade com conhecimento científico. 

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Publicado

2022-06-08

Como Citar

Santos Lima, R. ., Bortolai, M. M. ., & Dutra-Pereira, F. K. (2022). A Teoria da Transposição Didática em Publicações da Revista QNEsc. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(1), 167–182. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4541

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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