“A Doença de Milena”: Um Estudo de Caso no Ensino de Química

Autores

  • Eric Souza Sales UFRGS
  • Flavia Maria Teixeira dos Santos

Palavras-chave:

Estudo de caso, Metodologia de Ensino, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho relata a utilização da metodologia de Estudo de Caso em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante a implementação foram produzidos os dados, mediante as anotações em diário de campo do professor-pesquisador referentes ao uso da metodologia de Estudos de Caso, a autoavaliação por meio de um questionário tipo Likert, a socialização das soluções dos alunos para os problemas e suas reflexões, que foram analisados qualitativa e quantitativamente. As soluções propostas para o caso foram organizadas em quatro categorias: identificação e definição do problema; levantamento de questões; pesquisa bibliográfica; emprego dos conceitos químicos na solução do problema, e soluções apresentadas. As análises revelaram que os estudantes utilizaram mais de uma estratégia para resolver o problema e estes relatam que aprenderam novos conhecimentos destacando as diferenças com outras metodologias utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil(2000) Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC.

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC- Secretaria da Educação Básica.

Borochovicius, Eli & Tortella, Jussara C. B. (2014) Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ. 22(83), 263-294. https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000200002.

Carvalho, Anna M. P. (2013). O ensino de ciências e a proposição de sequencias de ensino investigativas. In Carvalho, Anna M. P. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula (pp.1-20), São Paulo: Cengage Learning.

Carvalho, Anna M. P. (2018). Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 765-794. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765.

Clement, John (2010) Model based learning as a key research area for science education. International Journal of Science Education, 22(9), 1041-1053. https://doi.org/10.1080/095006900416901.

Cruz, Thomaz (2006). A História do Diabetes. In: Lyra, Ruy, Cavalcanti, Ney (Org.). Diabetes Mellitus (pp.25-36), Rio de Janeiro, Diagraphic.

Diabetes Control and Complications Trial Research Group, Nathan, David, M., Genuth, Saul, et al. (1993) The effect of intensive treatment of diabetes on the development and progression of long-term complications in insulin-dependent diabetes mellitus. New England Journal of Medicine, 329(14), 977-986. DOI: 10.1056/NEJM199309303291401

Domènech-Casal, Jordi. (2019) Risk Zone, una actividad de estudio de caso y controversia socio-científica para la enseñanza de los riesgos geológicos. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. 16(3), 3201-3214. http://dx.doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i3.3201

Duit, Reinders (2006) La investigación sobre enseñanza de las ciencias. Un requisito imprescindible para mejorar la práctica educativa. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 11(30), 741-770.

Echeverría, Maria P. P. & Pozo, Juan I. (1998) Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. IN Pozo, Juan I.(Org.). Solução de Problemas.Aprender a resolver, resolver para aprender. (pp. 13-41). Porto Alegre: Artmed.

Faria, Fernanda L. & Reis, Ivone F. (2016). A Percepção de Professores e Alunos do Ensino Médio sobre a Atividade Estudo de Caso. Ciência & Educação (Bauru), 22 (2), 319-2016. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160020004.

Federation, International Diabetes (2017). IDF diabetes atlas 8th edition. International Diabetes Federation, 905-911.

Goi, Mara E. J. & Santos, Flávia M. T. (2009) Reações de Combustão e Impacto Ambiental por meio de Resolução de Problemas e Atividades Experiementais. Química Nova na Escola, 31(3), 203-209.

Herreid, Clyde F.(1997) What is a Case? Bringing to science education the established teaching tool of law and medicine. Journal of College Science Teaching, 27(2), 92-94.

Herreid, Clyde F. (1998) What Makes a Good Case? Journal of College Science Teaching, 27(3), 163-1698.

Hmelo-Silver, Cindy E. (2004) Problem-Based Learning: What and How Do Students Learn? Educational Psychology Review, 16(3), 235-266.

Marcelo, Carlos (2001) Aprender a Enseñar para la Sociedad del Conocimiento. Revista Complutense de Educación, 12 (2), 531-593.

Martinez, Angie V. A., Totaitive, Inês A. S. (2021) El método de estudio de casos em la enseñanza de las ciencias naturales. Praxis & Saber, 12(31), 1-17.

Moon, Sidney M., & Trepper, Terry S. (1996). Case study research. In Sprenkle, Douglas H. & Moon, Sidney M. (Eds.), Research methods in family therapy (pp. 393–410). The Guilford Press.

OCDE -Organización Para La Cooperación Y El Desarrollo Económico- (2006) PISA 2006. Marco de la Evaluación. Conocimientos y habilidades en Ciencias, Matemáticas y Lectura. Madrid: Santillana Educación.

Pazinato, Maurícius S. & Braibante, Mara E. F. (2014) O Estudo de Caso como Estratégia Metodológica para o Ensino de Química no Nível Médio. Revista Ciências e Ideias, 5(2), 1-18.

Pinheiro, Aantonio N., Medeiros, Ethanielda L. & Oliveira, Alcineia C. (2010) Estudo de Casos na Formação de Professores de Química. Química Nova, 33(9), 1998-2002. https://doi.org/10.1590/S0100-40422010000900032.

Pozo, Juan I. & Crespo, Miguel Á. G. (1998) A Solução de Problemas nas Ciências da Natureza. IN Pozo, Juan I.(Org.). Solução de Problemas. Aprender a resolver, resolver para aprender. (pp. 67-98). Porto Alegre: Artmed.

Sá, Luciana P. (2010) Estudo de Casos na Promoção da Argumentação sobre Questões Sócio-Científicas no Ensino Superior de Química. (Tese Doutorado) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Sá, Luciana P., Francisco, Cristiane A. & Queiroz, Salete L. (2007) Estudos de Caso em Química. Quimica Nova, 30(3), 731, 2007-739.

Sasseron, Lúcia H. (2013). Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: Carvalho, Anna M. P. (org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. (p. 41-61). São Paulo: Cengage Learning.

Sasseron, Lúcia H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 17(n. esp), 49-67. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

Sasseron, Lúcia H., & Carvalho, Anna M. P. (2011). Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigação em Ensino de Ciências, 16(1), 59-77.

Silva, Osmair B. Oliveira, Jane R. S. & Queiroz, Salete L. (2011) SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio. Química Nova na Escola, 33(3), 185-192.

Silveira, Fernando L. & Moreira, Marco A.(1999) Estudo de Validade de um Questionário de Avaliação do Desempenho do Professor de Física Geral pelo Aluno. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 1(1), 69-84.

Souza, Robson S., Rocha, Paula P. & Garcia, Irene T. S. (2012) Estudo de Caso em Aulas de Química: Percepção dos Estudantes de Nível Médio sobre o Desenvolvimento de suas Habilidades. Química Nova na Escola, 34(4), 220,- 228.

Toma, Radú B., Greca, Ileana M.; Meneses-Villagrá, Jesús A. (2017) Dificultades de Maestros en Formación Inicial para Diseñar Unidades Didácticas usando la Metodología de Indagación. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 14(2), p. 442-457.

Downloads

Publicado

2022-06-08

Como Citar

Souza Sales, E., & Maria Teixeira dos Santos, F. (2022). “A Doença de Milena”: Um Estudo de Caso no Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(1), 72–87. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4584

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.