Uma Releitura das Características para um “Bom” Caso: Tecendo Aproximações com as Crônicas Narrativas

Autores

  • Welington Francisco

Palavras-chave:

Casos, Escrita, Crónica, Tema Gerador, Ensino

Resumo

A partir de uma revisão bibliográfica sobre características de como escrever casos, nosso objetivo foi fazer uma releitura das características, a fim de apresentar uma estrutura sequencial de como usá-las e inseri-las durante a criação de casos. Nessa estrutura propomos que existem características primárias como eixo estruturante para a escrita de casos e que vão sendo complementadas por outras características. Ao detalhá-la, defendemos que ao escrever um caso, partimos de temas geradores para dar relevância ao que será estudado e em seguida, assumimos aspectos das crônicas narrativas para estrutura-lo. A diferença é que os casos não possuem um final, o que permite aos/às estudantes investigarem (ou receberem) informações sobre o assunto, desafiando-os/as a buscar soluções para os problemas e tomar decisões com base nos conhecimentos que foram sendo adquiridos durante a atividade. Isso possibilita levá-los às reflexões tanto sobre os conceitos científicos quanto sobre o comportamento humano em diversas esferas, a fim de entender a situação e construir crítica social.

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Publicado

2022-06-08

Como Citar

Francisco , W. . (2022). Uma Releitura das Características para um “Bom” Caso: Tecendo Aproximações com as Crônicas Narrativas. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(1), 183–201. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5027

Edição

Seção

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química