O ANEL PIRIMIDÍNICO E SUA IMPORTÂNCIA NA BUSCA POR NOVOS FÁRMACOS, UMA BREVE REVISÃO

Autores

  • Emerson Peter da Silva Falcão 1Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória
  • Sebastião José de Melo Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Antibióticos.

Palavras-chave:

Heterociclos pirimidínicos, Síntese, Atividasde farmacológica.

Resumo

A utilização de compostos químicos para o tratamento de enfermidades remonta aos mais imemoriais períodos da história humana. Inicialmente utilizavam–se plantas e diversas outras substâncias, entretanto, a seleção de tais compostos baseava–se exclusivamente em critérios empíricos. O heterocíclo pirimidínico é presente em todas as formas de vida observadas. Constitui uma das bases que constituem os nucleotídeos encontrados na molécula central da vida, o DNA. É encontrada ainda em diversos nucleotídeos com funções biológicas importantes como coenzimas. Este trabalho descreve as principais características químicas deste anel e algumas das mais importantes descobertas científicas relacionadas à busca por novos compostos derivados deste grupo químico, no que diz respeito às suas propriedades biológicas e aplicações à saúde humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Peter da Silva Falcão, 1Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Tem experiência nas áreas de Bioquímica geral Farmacologia Geral e Química Medicinal, com ênfase em Isolamento de produtos bioativos de liquens e síntese de fármacos. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese de derivados pirimidínicos, antimicrobianos de origem liquênica, e determinação de atividades farmacológicas e antineoplásica de compostos de origem natural e sintética.

Sebastião José de Melo, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Antibióticos.

Pós-Doutorado nas áreas de Síntese Assimétrica2Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Antibióticos,

Downloads

Publicado

2013-09-16

Como Citar

Falcão, E. P. da S., & Melo, S. J. de. (2013). O ANEL PIRIMIDÍNICO E SUA IMPORTÂNCIA NA BUSCA POR NOVOS FÁRMACOS, UMA BREVE REVISÃO. Anais Da Academia Pernambucana De Ciência Agronômica, 8, 85–106. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/apca/article/view/153

Edição

Seção

Revisões