PLURIPOTENCY AND CELLULAR REPROGRAMMING

Autores

  • Marcelo Tigre Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Células tronco, Epigenética, Clonagem.

Resumo

O desenvolvimento em mamíferos começa após a fecundação e singamia dos genomas haplóides. O recém formado zigoto passa por múltiplas divisões celulares e torna–se um embrião composto de células pluripotentes, que darão origem a todos os tecidos encontrados nos animais adultos. As linhagens de células–tronco embrionárias (CTE) são cultivos ex vivo de células pluripotentes provenientes de embriões. As CTE oferecem novas oportunidades para investigar o desenvolvimento em mamíferos, para criar novos modelos de doenças humanas, e possivelmente para oferecer células para transplantes. O nascimento de animais clonados pela transferência nuclear de células somáticas para ovócitos demonstrou a reversibilidade da diferenciação celular, um processo denominado reprogramação celular. Outros métodos para obtenção de células reprogramadas indiferenciadas a partir de núcleos somáticos foram descritos, baseados na fusão celular ou na expressão exógena de determinados genes. A reprogramação celular permitiu o isolamento de células pluripotentes de pacientes para investigação da etiologia de doenças humanas e prospeção de novos medicamentos. Apesar do progresso monumental no entendimento do desenvolvimento inicial em mamíferos, a complexidade da pluripotência e reprogramação celular ainda são pouco entendidos. Esta revisão tem como objetivo descrever as principais descobertas nestes campos científicos, citar limitações técnicas e biológicas destas linhas de pesquisas, e prover possíveis soluções para contornar tais dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Tigre Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, transferência nuclear, biologia do desenvolvimento e epigenética.

Downloads

Publicado

2013-09-16

Como Citar

Moura, M. T. (2013). PLURIPOTENCY AND CELLULAR REPROGRAMMING. Anais Da Academia Pernambucana De Ciência Agronômica, 8, 138–168. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/apca/article/view/154

Edição

Seção

Revisões