ÉTICA E MEIO AMBIENTE – O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE – UM FUNDAMENTO ÉTICO PARA UM NOVO AGIR HUMANO

Autores

  • Francinete Francis Lacerda
  • Geraldo Majella Bezerra Lopes Engenheiro Agrônomo, Doutor em Agronomia, Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Agropecuário e prospecção tecnológica e de cadeias produtivas, pesquisa e desenvolvimento e diagnóstico rural rápido, Pesquisador do do Instituto de Agronomia de Pernambuco. http://orcid.org/0000-0002-0794-1271

Resumo

As questões ambientais vêm sendo estudadas e debatidas tanto no meio acadêmico quanto pela mídia em geral. O avanço tecnológico, ligado aos interesses econômicos, tem gerado acentuada degradação ambiental. A exacerbada industrialização de bens e produtos trouxe uma série de problemas ambientais sem solução, no curto prazo. O atual estilo de vida leva a um distanciamento da natureza. Há uma perda do significado de natureza e da vida, onde o natural é o que pode ser explorado, precificado e controlado. Neste ensaio, são apresentadas perspectivas que trazem à luz conceitos fundamentais abordados por Hans Jonas sobre questões com o meio ambiente focando, principalmente, em aspectos acerca do desenvolvimento tecnológico, bem como, o alto potencial humano em destruir o seu habitat.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Majella Bezerra Lopes, Engenheiro Agrônomo, Doutor em Agronomia, Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Agropecuário e prospecção tecnológica e de cadeias produtivas, pesquisa e desenvolvimento e diagnóstico rural rápido, Pesquisador do do Instituto de Agronomia de Pernambuco.

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Agronomia, Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Agropecuário e prospecção tecnológica e de cadeias produtivas, pesquisa e desenvolvimento e diagnóstico rural rápido, Pesquisador do do Instituto de Agronomia de Pernambuco.

Referências

ARENDT, H. A condição humana. 10ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

JONAS, H. O princípio responsabilidade - ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC, 2006. 353p.

LACERDA, F. F.; NOBRE, P.; SOBRAL, M. C.; LOPES, G. M. B.; CHAN, C. S. BRITO, E. Long term climate trends over Nordeste Brazil and Cape Verde. J Earth Science Climate Change 2015, 6:8 http://dx.doi.org/10.4172/2157-7617.1000296.

LACERDA, F. F.; LOPES, G. M. B.; E. Descontrole Climático e o irreversível progresso desenvolvimentista. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, v.13/14, p.77-84, 2016/2017.

KNELLER, G. F. A ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. 310p.

MORIN, E. O Método. 5. A humanidade da humanidade. A identidade humana. Editora Meridional, 2002. 5a edição — Porto Alegre : Sulina, 2012. 309 p.

OLIVEIRA, A.M. Correntes fundamentais da ética contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 255 p.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Lacerda, F. F., & Lopes, G. M. B. (2018). ÉTICA E MEIO AMBIENTE – O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE – UM FUNDAMENTO ÉTICO PARA UM NOVO AGIR HUMANO. Anais Da Academia Pernambucana De Ciência Agronômica, 15(2), 61–70. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/apca/article/view/2229