EFEITO DO MÉTODO DE APLICAÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO DE PLANTAS E CULTIVARES DE REPOLHO NO DESENVOLVIMENTO DE Plutella xylostella (L.)

Autores

  • Robson Thomas Thuler Universidade Estadual Paulista
  • Reginaldo Barros Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rosa Maria Ramos Mariano Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Insecta, Indução de resistência, Traça–das–crucíferas, Repolho.

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida no Núcleo de Resistência de Plantas a Insetos eBiologia de Insetos da UFRPE com o objetivo de avaliar o efeito associadodo método de aplicação de Bactérias Promotoras de Crescimento de Plantas(BPCP) e cultivares de repolho no desenvolvimento de Plutella xylostella. Foramutilizadas quatro BPCP, sendo duas endofíticas EN4, Kluyvera ascorbata e EN5,Alcaligenes piechaudii e duas epifíticas RAB7, Bacillus megaterium pv. cerealis eHPF14, B. thuringiensis subvar. kurstakii. Os métodos de aplicação de BPCPtestados foram: pulverização em folhas; em folhas + larvas e em larvas. Emcada tratamento, discos de folha de repolho, Brassica oleracea var. capitata, cvs.Dínamo e Midori, com 8 cm de diâmetro, pulverizados com suspensõesbacterianas foram transferidos para placas de Petri. As larvas foram transferidaspara as folhas logo após a pulverização, dependendo do tratamento. Apósquatro dias, os discos foram trocados por outros não tratados, iniciando–seas avaliações da duração e viabilidade larval e pupal. Cada tratamento teve cinco repetições contendo 10 larvas de primeiro instar. Para todos ostratamentos foi tomada uma testemunha, em iguais condições, pulverizadacom água destilada. A maior influência das BPCP foi observada quando oisolado EN4 pulverizado na larva reduziu de 77,5 para 16% a viabilidadelarval de P. xylostella em folhas da cv. Midori. Independente do método deaplicação, a viabilidade da fase pupal na cv. Midori também foi drasticamentereduzida pelo isolado EN4, de 65,3; 81,6 e 71,8 para 16,7; 17,3 e 26,7%,respectivamente, pela aplicação em folhas, folha + larva e larva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Thuler, R. T., Barros, R., & Mariano, R. M. R. (2013). EFEITO DO MÉTODO DE APLICAÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO DE PLANTAS E CULTIVARES DE REPOLHO NO DESENVOLVIMENTO DE Plutella xylostella (L.). Anais Da Academia Pernambucana De Ciência Agronômica, 3, 263–275. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/apca/article/view/56

Edição

Seção

Artigos