CHAMADA DE TRABALHOS PARA A EDIÇÃO 2016.1

CHAMADA DE TRABALHOS

A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE convida os estudantes, os professores e os pesquisadores das Ciências Sociais e áreas afins a encaminharem trabalhos para a edição da Revista referente ao primeiro semestre de 2016.

A edição 2016.1 publicará artigos que versem sobre quaisquer áreas e temas de investigação das ciências sociais e áreas afins.

Os artigos poderão ser escritos por até 3 autores e conter no máximo 20 páginas, incluindo as referências.

A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE é uma publicação semestral do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Define-se como um periódico científico que se dedica à publicação de artigos, resultantes de atividades de pesquisa, resenhas, traduções e entrevistas. Propõe-se a divulgar a produção acadêmica nas Ciências Sociais e áreas afins.

Serão aceitos para a publicação na Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE artigos científicos originais, caracterizados como de interesse à difusão de ideias e ao desenvolvimento das áreas de Ciências Sociais e áreas afins.

O material para publicação deverá ser encaminhado de acordo com o disposto nas normas para publicação da revista. Os autores, ao submeterem artigos para publicação na Revista Cadernos Ciências Sociais da UFRPE, serão legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando o Departamento de Ciências Sociais da UFRPE, e o Comitê Editorial da Revista, de qualquer responsabilidade.

Os trabalhos serão examinados pelo sistema Double Blind Review, no qual os autores não são identificados pelos pareceristas em nenhuma fase do processo da avaliação e vice-versa. 

O trabalho encaminhado ao autor para reformulação deverá retornar ao Comitê editorial no prazo máximo de 15 dias, contados da data de envio para o autor. Fora desse prazo, o autor deverá solicitar nova submissão.

Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, em conformidade com o Regulamento da Revista. Os autores que tiverem seus artigos publicados receberão 2 (dois) exemplares do número da Revista.

Os trabalhos devem submetidos, exclusivamente, pelo portal da revista:

http://www.journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail:

cadernosdecienciassociaisufrpe@yahoo.com.br

Data limite para envio dos trabalhos: 31 de agosto de 2016.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA CADERNOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE

1- Os artigos científicos submetidos à análise para publicação na Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE devem ser originais, não tendo sido publicados em outros meios de comunicação ou estarem sendo avaliados para publicação em outro periódico. Devem apresentar contribuição para o debate nas Ciências Sociais e áreas afins.

2- Serão aceitos trabalho com no máximo 3 autores, texto de no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, incluídas as referências.

3- Para garantir o anonimato no processo de avaliação, o(s) autor(es) deve (m) anexar o arquivo com o artigo sem qualquer identificação no texto. Um arquivo complementar deverá ser anexado com a identificação do(s) autor(es) devendo-se incluir nome completo, vínculo institucional, vínculo com programas de pós-graduação e grupos de pesquisa, endereço postal e eletrônico. Neste arquivo pode-se incluir também notas de agradecimento a pessoas ou instituições financiadoras e/ou outras desejadas pelo(s) autor(es).

4- Os artigos serão avaliados pelo sistema Peer Review – Revisão por pares.

5- Para assegurar a integridade da “avaliação por pares cega”, em documentos elaborados em arquivos eletrônicos “DOC”, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento. No menu Arquivo > Propriedades, iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na seqüência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

6- O artigo a ser submetido deve conter:

a) título: que represente adequadamente o conteúdo do trabalho, com no máximo 17 (dezessete) palavras, em negrito, fonte 14, centralizado;

b) resumo: em 1 (um) único parágrafo que contenha objetivo, metodologia, os principais resultados e conclusões, com no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) linhas, fonte 12, espaçamento simples;

c) palavras-chave: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) – Conforme Norma 6028 da ABNT;

d) abstract (tradução do resumo para a língua inglesa) ;

e) keywords;

f) introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento (revisão, resultados e discussões), conclusões ou considerações finais. Não necessariamente com estes títulos;

g) referências: devem seguir as especificações adotadas pela ABNT e listadas, em ordem alfabética, ao final do artigo. Devem ser incluídas apenas as referências citadas no texto.

7- Os subtítulos devem estar em negrito e somente a primeira letra da primeira palavra em caixa alta. Todos os títulos devem ser ajustados à esquerda e numerados sequencialmente.

8- Os trabalhos devem ser editados em Word for Windows 6.0 ou superior; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5; tamanho do papel A4 e margens 2,5 cm. Devem ter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas, sem referências.

9- As notas devem ser numeradas consecutivamente ao longo do artigo, constar no final da página em que são mencionadas e serem utilizadas apenas quando efetivamente necessárias.

10- As citações diretas com mais de três (3) linhas, devem ser isoladas do corpo do texto e ter um recuo esquerdo de 4 cm, com letras tamanho 10, sem aspas.

11- A indicação das fontes das citações, diretas ou indiretas, deve ser realizada no sistema autor-data, no corpo do texto.

12- Ilustrações (figuras, quadros e tabelas) devem estar no corpo do texto e serem apresentadas em tamanho limitado às margens. Caso seja inserida alguma imagem no texto; recomenda-se o envio da mesma em arquivo anexado, em formato digital padrão JPG, com resolução mínima 200dpi; para que seja garantida a qualidade da mesma.

13- Os títulos de tabelas e quadros devem vir na parte superior, em negrito, somente com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta, precedida da palavra Tabela ou Quadro, numerados seqüencialmente e presentes no texto o mais próximo possível de onde foi chamado (Tabela 1 – Área plantada de cana em Pernambuco, por exemplo). Todas as Tabelas e Quadros devem indicar a fonte na parte inferior e grafada em tamanho 10.

14- Os títulos de Figuras devem vir na parte superior, somente com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta, precedida da palavra Figura, numeradas seqüencialmente e presentes no texto o mais próximo possível de onde foi chamada (Figura 1 – Área plantada de cana em Pernambuco, por exemplo). Todas as Figuras devem indicar fonte na parte superior, logo abaixo do título da mesma e grafada em tamanho 10.

15- O material enviado e recusado pelo Conselho editorial, não será devolvido ao remetente.

16- O envio de originais a Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE implica autorização para publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os textos, a Revista se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.

17- Para envio de resenhas deverá se observar:

18- A estrutura da resenha deve conter: a) título da resenha; b) referência bibliográfica da resenha após o título; c) título da obra analisada; d) nome do autor; e) resenha; f) referências (caso utilize outras obras no texto, não incluir a obra de análise).

 

Caesar Malta Sobreira

Editor Gerente 

Comitê Editorial da Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE