Território de pesca do Baixo Vale do Itajaí e Tijucas: organização política autônoma e consciência crítica

Autores

  • Dauto João da Silveira Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

pescadores artesanais, consciência, organização política, autonomia

Resumo

Este trabalho versará sobre a natureza do processo de implantação do Plano de Desenvolvimento Sustentável Mais Pesca e Aquicultura no Território do Baixo Vale de Itajaí e Tijucas de Santa Catarina e as implicações deste para a consciência crítica dos pescadores artesanais. As lutas dos pescadores artesanais em todo o litoral brasileiro se fortaleceram a partir da criação do Ministério da Pesca e Aquicultura em 2003, especialmente, após o aludido Plano, mas não necessariamente por conta das ações institucionais criadas por ele, ainda que mediadas por elas, e sim pela contradição existente entre elas e a superação do pauperismo social. O grau de consciência crítica alcançado se manifesta nas formas de organização política autonônoma, especialmente, nas formas de intercâmbio, como a rede de organização de pescadores de outros lugares e vínculo fecundo com organismos internacionais, universidades, intelectuais, etc, ou seja, é a expressão da conexão universal, do ser social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dauto João da Silveira, Universidade Federal do Paraná

Cientista SocialMestre em Sociologia PolíticaDoutor em Sociologia

Referências

DIEGUES, Antônio C. Sant'Ana. Pescadores, camponeses e trabalhadores do mar. São Paulo, Ática, 1983.

____Povos e mares. Núcleo de apoio à pesquisa sobre populações humanas e áreas úmidas brasileiras. São Paulo, Nupaub/ USP, 1995.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo, Boitempo, 2005

MELLO, A. F. Contribuição para uma teoria dos conflitos pesqueiros no Brasil: partindo do caso amazônico. In: DIEGUES, Antônio C. III Encontro de Ciências Sociais e o Mar no Brasil. São Paulo. Programa de Pesquisa e Conservação de Áreas Úmidas no Brasil. 1989.

MILANI, A. M. R., & GRADE, M. Desenvolvimento local e economia solidária um caminho possível: a experiência das mulheres solidárias de Roraima. Revista Economia Política do Desenvolvimento, 4 (12), 51-67, 2011

SILVA, Luiz Geraldo. Caiçaras e jangadeiros: cultura marítima e modernização no Brasil. São Paulo, Cemar/USP, 1993.

PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.

RAMOS, Alberto Guerreiro. Cartilha brasileira do aprendiz de sociólogo: prefácio a uma sociologia nacional. Rio de Janeiro, Editorial Andes, 1954.

______. A redução sociológica. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 1996.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

da Silveira, D. J. (2017). Território de pesca do Baixo Vale do Itajaí e Tijucas: organização política autônoma e consciência crítica. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(10), 39–72. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1156