O processo de constituição do sujeito personagem e a criação de sua identidade no jogo de RPG

Giacomo Patrocínio Figueredo, Luiz Guilherme Kogut

Resumo


Apoiando-nos no aporte teórico dos Estudos Culturais e Sociológicos, bem como nos Estudos do RPG, o presente artigo propõe explicar como se dá a relação entre o sujeito de um jogador de Role Playing Game (RPG) e suas escolhas para a criação do sujeito de seu personagem em jogo. Mostraremos de que forma o sistema de RPG é constituído por opções e conceitos entendidos por ele como essenciais para a construção de uma noção de sujeito e de sua identidade. Pesquisas anteriores apontam para a forte ligação, seja por identificação direta ou oposta, entre os elementos identitários do jogador e as escolhas que este toma para constituir seu personagem (Vasques, 2008, Fujii 2010). Os resultados mostram como os jogadores se utilizam dessa conceitualização para produzir/reproduzir elementos identitários na criação de um sujeito personagem que em muitos aspectos, se difere daqueles elementos constituintes da identidade do sujeito de seu criador, mas, ao mesmo tempo, pode tanto mostrar reflexos da identidade deste sujeito criador quanto elementos que ele, consciente ou inconscientemente deseja representar em um ambiente que não seja o de sua vida “real”. 


Palavras-chave


Estudos Culturais, Estudos sobre RPG, Construção de Sujeito e Identidade,

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