O processo de constituição do sujeito personagem e a criação de sua identidade no jogo de RPG

Autores

  • Giacomo Patrocínio Figueredo UFOP
  • Luiz Guilherme Kogut Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Estudos sobre RPG, Construção de Sujeito e Identidade,

Resumo

Apoiando-nos no aporte teórico dos Estudos Culturais e Sociológicos, bem como nos Estudos do RPG, o presente artigo propõe explicar como se dá a relação entre o sujeito de um jogador de Role Playing Game (RPG) e suas escolhas para a criação do sujeito de seu personagem em jogo. Mostraremos de que forma o sistema de RPG é constituído por opções e conceitos entendidos por ele como essenciais para a construção de uma noção de sujeito e de sua identidade. Pesquisas anteriores apontam para a forte ligação, seja por identificação direta ou oposta, entre os elementos identitários do jogador e as escolhas que este toma para constituir seu personagem (Vasques, 2008, Fujii 2010). Os resultados mostram como os jogadores se utilizam dessa conceitualização para produzir/reproduzir elementos identitários na criação de um sujeito personagem que em muitos aspectos, se difere daqueles elementos constituintes da identidade do sujeito de seu criador, mas, ao mesmo tempo, pode tanto mostrar reflexos da identidade deste sujeito criador quanto elementos que ele, consciente ou inconscientemente deseja representar em um ambiente que não seja o de sua vida “real”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

HAGEN, Mark Rein. Vampiro: A Máscara. São Paulo: Devir, 2006.

________________, WIECK, Stewart. Mundo das trevas. São Paulo: Devir, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

____________. Quem precisa de identidade. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72.

HÖFFE, O. (Ed.) – Diccionario de Ética. Barcelona: Crítica, 1994

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000-b, p; 73-102.

____________________. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000-c.

SILVEIRA, Fabiano da Silva. RPG "Vampiro A Mascara" e constituição de identidades juvenis. Textura, Canoas, v. 23, n. 1, p.92-110, jan. 2011.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

Figueredo, G. P., & Kogut, L. G. (2017). O processo de constituição do sujeito personagem e a criação de sua identidade no jogo de RPG. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(10), 73–98. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1237