Narrativas e aprendizados do colonialismo: mestiçagem, nação e identidade pós-colonial a partir de Viva o Povo Brasileiro

Autores

  • João Matias de Oliveira Neto Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Sociologia da cultura, pensamento social brasileiro, identidade pós-colonial

Resumo

Resumo De uma perspectiva histórica, as narrativas que compreendem identidades excluídas do processo histórico brasileiro tanto motivaram movimentos de vanguarda nas artes e na ciência, como serviu de objeto de reflexão para intelectuais brasileiros ao longo do século XX. Publicado em 1984, o romance Viva o Povo Brasileiro nos oferece um retrato sociológico do que seria um ideal de mestiçagem brasileiro, frente aos desafios enfrentados por vozes excluídas de um processo de concepção da história que o autor, a partir de uma narrativa ficcional, busca reconstruir. Neste trabalho, sugerimos uma abordagem do romance à luz do pensamento social e da teoria pós-colonial, enfocando como os negros e mulatos estiveram presentes no processo de construção nacional e de seus ideários, sobretudo ao silenciar outros processos de afirmação e de concepção de identidades, a exemplo da presença da herança africana neste processo como um todo, como traz o romance. Entre a história e a ficção, o ‘mundo da obra’, como distingue Paul Ricoeur, nos aproxima da perspectiva de um pensamento social produzido pela literatura sobre temas caros ao modo como o Brasil se pensa. Os processos de concepção do ‘Outro’ ou do ‘Mesmo’ em Viva o Povo Brasileiro nos desafiam a encarar este ‘Outro’ disseminado dentro de uma mesma nação, excluídos em suas próprias vozes e imersos dentro de um processo dentro da literatura e do pensamento brasileiro. Palavras-chave: pensamento social brasileiro, alteridade, identidade pós-colonial, literatura brasileira, sociologia da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Matias de Oliveira Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Sociologia (UFPE)Pesquisador do Instituto de Estudos da África (IEAF-UFPE)

Referências

BHABHA, H. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

CONCEIÇÃO, Ângela Cristina Antunes. Caminhos e trilhas do comunitarismo

cultural em José Luandino Vieira (Nosso Musseque) e João Ubaldo Ribeiro (Viva o povobrasileiro): identidades em (trans)formação. 2011. 232 f. Tese (Doutorado) - FFLCH-Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 8ª ed. São Paulo: EDUSP, 2000.

FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. 2. Ed. Revista. São Paulo: Global, 2007.

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2006.

FERNANDES, Florestan, 1920-1995. A integração do negro na sociedade de classes : (o legado da “raça branca”) , volume 1 / Florestan Fernandes ; prefácio Antonio Sérgio Alfredo Guimarães. – 5. ed. – São Paulo : Globo, 2008b.

HALL. S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MATA, I. Estudos pós-coloniais: desconstruindo genealogias eurocêntricas. Civitas. Porto Alegre v. 14., n. 1, p.27-42, jan-abr, 2014.

MUDIMBE, V. Y. A invenção de África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Portugal: Edições Pedago, 2013.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

RIBEIRO, Darcy.. O Povo Brasileiro; a formação e o sentido do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

RICUPERO, B. Sete lições sobre as interpretações do Brasil. São Paulo: Alameda, 2011.

SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SEVCENKO, N. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. 1ª ed. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

SCHWARCZ, L. M. O Espetáculo Das Raças: Cientistas, Instituições E Questão Racial No Brasil. São Paulo: Companhia Das Letras, 1993.

SEYFERTH, Giralda. O beneplácito da Desigualdade: breve digressão sobre racismo. In: ABONG. Racismo no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis Ltda, 2002.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional / Renato Ortiz. São Paulo: Brasiliense, 2012.

TRANCOSO, C. B. A Transfiguração Identitária Em Viva O Povo Brasileiro. 142 f. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras: Literatura e Crítica Literária, da Universidade Católica de Goiás (UCG). Goiânia, 2008. Suporte eletrônico.

WEBER, M. Max Weber - Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

Downloads

Publicado

2018-04-21

Como Citar

de Oliveira Neto, J. M. (2018). Narrativas e aprendizados do colonialismo: mestiçagem, nação e identidade pós-colonial a partir de Viva o Povo Brasileiro. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(11), 80–108. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1691