Análise dos processos de crise nas cooperativas agrícolas do Nordeste do Brasil

Autores

  • Luis Antônio Silva Soares Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Maria Luiza Lins Silva Pires Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Palavras-chave:

Cooperativismo Agrícola, Crise, Gestão, Governança.

Resumo

Este trabalho analisa as dificuldades vivenciadas pelo cooperativismo agrícola no nordeste do Brasil, em termos de gestão dos negócios, inserção nos mercados, participação dos associados. Reunindo pesquisas realizadas com sete cooperativas, foi possível constatar que a crise das cooperativas agrícolas se dá pela baixa capacidade de absorção da produção dos cooperados, ausência de assessoria técnica, e falta de profissionais com expertise no campo da gestão de negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Antônio Silva Soares, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX) e Graduado em Ciências Sociais, ambos pela UFRPE. Na graduação e mestrado, foi Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Maria Luiza Lins Silva Pires, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

ALBUQUERQUE, P. A. T. S. COOPERATIVISMO E A CRIAÇÃO DE COMUNIDADES: A experiência da Cooperativa dos Produtores Rurais do Agreste de Pernambuco. 83f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) – Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.

BIALOSKORSK NETO, S. Governança e Perspectiva do Cooperativismo. São Paulo, USP, 2003.

BIALOSKORSKI NETO, S . Governança cooperativa e sistemas de controle gerencial: uma abordagem teórica de custos da agência. BBR - Brazilian Business Review, vol. 9, n. 2, pp. 72-92, 2006.

BIALOSKORSKI NETO, S. Um ensaio sobre desempenho econômico e participação em cooperativas agropecuárias. Rev. Econ. Sociol. Rural, vol.45 n.1, p. 119-138, 2007.

BRITO,Valeria de Gloria Pereira. A Dinâmica Política de Espaço Organizacional: Um Estudo de Relação de Poder em Organizações Cooperativas. Rac- eletrônica, vl 2, n. 3, p. 141-154, 2008.

LIMA, C. D. Cooperativismo e Desenvolvimento Territorial: O Caso da Cooperativa Pindorama – Alagoas. Recife: Editora Universitária UFPE, 2011.

LIMA, Gleide de Souza. Desafios e Sobrevivência das Cooperativas Populares Estudo de Caso de Quatro Empreendimentos em Salvador. 2002

LAMMING, G. N. Eficiência em administração de cooperativas. In: UWE, J. (Coord.) A problemática cooperativista no desenvolvimento econômico. São Paulo: Fundação Friedrich Naumann, 1973

OLIVEIRA, M. C. C. Centrais de Cooperativas Agrícolas e Desenvolvimento Local: a experiência da Central de Cooperativas Apicolas do Semiárido Brasileiro – Casa APIS. 120f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) – Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.

PIRES, M. L. Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do sul da frança. Sociologias, VL. 2, n. 13, P. 228-261, 2011.

PIRES, M. L. O cooperativismo em questão: a trama das relações entre projeto e prática em cooperativas do nordeste do Brasil e do Leste(Quebec) do Canadá. , Recife: Massangana, 2004.

PIRES, M. L. ; CAVALCANTI, J.S.B. Cooperativismo, fruticultura e dinâmicas sociais rurais: uma nova onda de cooperativas no Vale do São Francisco. In. SILVA, Aldenor Gomes da; CAVALCANTI, Josefa Salete B.; WANDERLEY, Maria de Nazareth B. (Orgs). Diversificação dos espaços rurais e dinâmicas territoriais no Nordeste do Brasil. João Pessoa: Editora Zarinha Centro de Cultura, 2009.

RECH, D. Cooperativas: Uma alternativa de organização popular. Rio de Janeiro: DeA, 2000.

RECH, D. Cooperativismo e Associativismo. Brasília: Instituto novas fronteiras da cooperação, 2012

RIBEIRO, M.F.S. A busca de referências técnicas e econômicas para o desenvolvimento da agricultura familiar no estado do Paraná através de uma rede de propriedades. IAPAR, Londrina, p.1-16, 2001.

RIOS, G. S. L. O que é cooperativismo?. São Paulo: Brasiliense, 2007

RIOS, G. S. L. Cooperativismo Agrícola no Nordeste Brasileiro e Mudança Social. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 1979.

SEPULCRI, Odílio. O Mercado e a Comercialização de Produtos Agrícolas. Curitiba: Instituto Emater, 2010

SIMIONI, Flávio José. Lealdade e oportunismo nas cooperativas: desafios e mudanças na gestão. Rev. Econ. Sociol. Rural, vol.47, n.3, p. 739-765, 2009.

SOARES, L. A. S. Cooperativismo e Agricultura Familiar: análise do arrendamento da cooperativa dos produtores de leite de Sanharó-pe. 65f. Monografia (Graduação em Bacharelado Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2013.

SOBRINHO, A. D. M. Governança Corporativa: diretrizes e mecanismos para o fortalecimento da governança em cooperativas de crédito. Brasília, BCB, 2009.

VITAL, T. W. A fruticultura de exportação do vale do são Francisco e a crise econômica: efeitos sobre a convenção coletiva de trabalho 2009-2010.Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, v.4, n.3, p. 365-390, 2011

WANQUIL, P. D. Mercados e comercialização de produtos agrícolas. Rio Grande do Sul : Editora de educação a distancia, 2010.

Seca leva governo a reconhecer emergência em 296 municípios do Nordeste (AGÊNCIA BRASIL). Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-07/por-causa-da-seca-situacao-de-emergencia-atinge-296-municipios-em-3-estados >. Acesso em 24 fev. 2016.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

Soares, L. A. S., & Silva Pires, M. L. L. (2018). Análise dos processos de crise nas cooperativas agrícolas do Nordeste do Brasil. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(12), 83–110. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1847