Juventudes e política: uma análise das formas e modalidades de participação dos jovens universitários da Grande Recife

Autores

  • Sidney Santos Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Juventudes, Política, Participação, Universidade

Resumo

O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada com jovens estudantes universitários de seis instituições de ensino superior, públicas e privadas, localizadas na região metropolitana da cidade do Recife/PE. Através da análise de entrevistas semiestruturadas, foi possível realizar um mapeamento dos espaços e formas de participação política utilizados pelos estudantes. Quanto aos resultados, identificou-se quais os espaços utilizados pelos jovens universitários e as suas formas de participação política. Além disso, os depoimentos dos entrevistados explicitaram algumas questões pertinentes, que podem se constituir como problemas de pesquisa e investigação sociológica em trabalhos futuros. Dentre essas questões, destacamos as críticas direcionadas aos espaços convencionais de atuação política, mais especificamente aos partidos políticos.

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Biografia do Autor

Sidney Santos Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014). Mestrado em Ciências Sociais pelo programa de pós-graduação em Ciências sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS - UFRN). Atualmente é Doutorando em Ciências Sociais pelo mesmo programa de pós-graduação (PPGCS - UFRN). Trabalha na área da Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventudes, Movimentos sociais, Participação política, Cultura Política, Educação ambiental e prática educativa na escola

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Publicado

2018-07-27

Como Citar

Oliveira, S. S. (2018). Juventudes e política: uma análise das formas e modalidades de participação dos jovens universitários da Grande Recife. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(12), 60–82. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1881