BOURDIEU LEITOR DE WEBER: PISTAS PARA UMA GÊNESE DO CONCEITO DE CAMPO

Autores

  • Vinícius Manrique Cavalcanti Mestrando do Programa de Pós- Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Este ensaio trata da influência de Max Weber na formulação de um conceitocentral no referencial teórico de Pierre Bourdieu: o conceito de campo.Ferramenta central nos escritos do sociólogo francês, mostramos que esteconceito é tributário da leitura que Bourdieu realizou dos escritos sobre sociologiada religião de Weber. Para realizar a exposição desse processo de herançasociológica, partimos do momento em que Bourdieu realiza, pela primeira vez,a sistematização do conceito no ensaio interpretativo de sociologia da religião deWeber. Do momento em que o conceito surge pela primeira vez até o momentoem que é, pela primeira vez sistematizado, há um período de amadurecimentono qual a apropriação e a interpretação da obra de Weber foram, no mínimo,fundamentais. Procuramos, então, destrinchar como se deram a apropriação ea interpretação da obra de Weber, feitas por Bourdieu, para a formulação doconceito de campo.        

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Cavalcanti, V. M. (2014). BOURDIEU LEITOR DE WEBER: PISTAS PARA UMA GÊNESE DO CONCEITO DE CAMPO. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(1), 26–48. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/231