NUANCES DA SOCIOLOGIA DO DESVIO EM ÉMILE DURKHEIM

Autores

  • Fernanda Maria Vieira Ribeiro

Resumo

Segundo Boudon & Bourricaud (1982), o conceito de anomia, utilizado porvários sociólogos, tem a ambição de traduzir de maneira precisa a noçãovaga de desregramento social. Sob um ponto de vista amplo, “anomia”quer dizer ausência de organização natural ou legal. Nota-se a ideia de umdesregramento fundamental das relações entre o indivíduo e a sociedade. Naanálise durkheimiana dos fatos sociais, podemos encontrar uma teoria dodesvio, principalmente nas obras Da divisão do trabalho social (1893) e Osuicídio (1897). Para Durkheim, a anomia surge na sociedade quando ocorreum estado de desregramento e desorganização social, geralmente em crises de cunho econômico ou causadas por mudanças sociais e/ou ideológicas. Tendo uma base funcionalista, o conceito de anomia diz respeito aos fenômenos que estão fora da normalidade e da regularidade da vida social. Este artigo tem como objetivo esmiuçar o arcabouço teórico de Émile Durkheim, especificamente tomando como base a análise da moral, para compreender as nuances de uma sociologia do desvio em um dos autores clássicos das ciências sociais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Vieira Ribeiro

Mestrado em Sociologia - Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo de Estudos Teoria e Epistemologia Feminista.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Ribeiro, F. M. V. (2014). NUANCES DA SOCIOLOGIA DO DESVIO EM ÉMILE DURKHEIM. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(1), 7–25. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/233