O MOVIMENTO SOFISTA COMO RETÓRICA FILOSOFANTE VOLTADA PARA O PROCEDIMENTO DE PERSUASÃO COGNITIVA

Autores

  • Fernando Joaquim Ferreira Maia Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Especialização em Direito Processual Civil, Mestrado e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco e advogado.

Resumo

O objetivo deste artigo é sustentar a importância do debate acerca da unidadeentre a retórica e a filosofia a partir do movimento sofista. De modo geral, é aunião entre retórica e filosofia que vai dotar o orador de instrumentos teóricoscapazes de influenciar a vida na Polis. Será tratado o debate entre Parmênides eHeráclito acerca da verdade. Depois, será abordada a relação entre a sofística e aretórica com ênfase em Protágoras e Górgias. A relação entre filosofia e retórica,na civilização ocidental, é a história da relação entre verdade e probabilismo,entre ser e estar, entre ontologia e gnoseologia. As perguntas e as respostas,nessa relação, vão ditar o consenso ou o dissenso entre a filosofia e a retórica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Maia, F. J. F. (2014). O MOVIMENTO SOFISTA COMO RETÓRICA FILOSOFANTE VOLTADA PARA O PROCEDIMENTO DE PERSUASÃO COGNITIVA. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(1), 49–63. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/234