JUVENTUDES, TECNOLOGIAS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO: DISCUTINDO CAMINHOS EPISTEMOLÓGICOS

Autores

  • Giuseppa Maria Daniel Spenillo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar questões ao debate corrente nas Ciências Sociais sobre juventudes, localizando-as nas sociedades marcadas pela centralidade da informação e do conhecimento. Constitui um estudo teórico em que se pretende o diálogo com a sociologia configuracional de Norbert Elias e com as epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos. Retiramos desses dois autores pistas para formulação de caminhos para a pesquisa com e sobre jovens, dentre as quais destacamos: o habitus social, a desnaturalização dos processos sociais e conhecimentos deles advindos e as interdependências, a partir de Elias; a percepção da diversidade através de uma ecologia de saberes, a interpretação das intersubjetividades através de uma escuta profunda e a valorização das experiências através do registro das memórias dos sujeitos pesquisados, a partir de Santos. Praticamos, então, um exercício teórico de construção de questionamentos que podem contribuir para a amplitude de nossa ação social investigativa com e sobre jovens, reconhecendo-os não como um problema social, mas como sujeitos sociais que demandam reconhecimento político, cultural e social.Palavras-chave: Juventudes; Informação; Conhecimento; Figuração; Epistemologias do Sul

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Publicado

2015-05-31

Como Citar

Spenillo, G. M. D. (2015). JUVENTUDES, TECNOLOGIAS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO: DISCUTINDO CAMINHOS EPISTEMOLÓGICOS. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(3), 9–27. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/346