Uma etnografia dos mestres da pesca artesanal da praia de Carne de Vaca, Goiana, PE

Autores

  • Cristiano Wellington Noberto Ramalho Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Andrezza Andrade de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Este trabalho aborda os pescadores mestres de pesca artesanal da Praia de Carne de Vaca, Goiana, PE, tendo enquanto objetivo identificar, a partir das histórias de vida/oral dos mestres de pesca, as mudanças ocorridas na pesca de Carne de Vaca nos últimos anos, seja na organização social e econômica do seu trabalho, seja nos elementos ligados ao tema socioambiental. Assim, a etnografia foi o método utilizado, que se apoiou em procedimentos de campo como a história de vida, observação direita e entrevistas semi-estruturadas. Ao todo foram entrevistados 10 mestres de distintas pescarias e idades. Os resultados apontam para um conjunto de mudanças significativas, tais como: desmatamento de áreas de manguezais, poluição dos rios; expansão urbana desordenada; instalação de grandes empreendimentos com impactos negativos sobre a localidade; e a saída de jovens da pesca. Ademais, mudanças nas relações de trabalho (saída dos empreseiros da pesca – donos dos instrumentos de trabalho) trouxeram, por outro lado, elementos positivos. De todo modo, percebeu-se a importância dos mestres de pesca na formação de novas gerações de pescadores e na identificação e leitura dos principais problemas socioambientais que afetam a pesca local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Wellington Noberto Ramalho, Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduação em Ciências Sociais (UFRPE), Mestre em Sociologia (UFPE) e Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP). Atualmente é professor adjunto de sociologia do Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Andrezza Andrade de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel em Ciências Sociais

Downloads

Publicado

2016-02-17

Como Citar

Ramalho, C. W. N., & Melo, A. A. de. (2016). Uma etnografia dos mestres da pesca artesanal da praia de Carne de Vaca, Goiana, PE. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(6), 50–71. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/436