Reassentamentos urbanos no Rio de Janeiro: Considerações sobre a continuidade do estigma de favela em um conjunto habitacional

Autores

  • Rodrigo Lopes Cavalcanti Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Felipe Berocan Veiga Universidade Federal Fluminense - UFF

Resumo

A nova política urbana na cidade do Rio de Janeiro possui como um dos seus eixos a remoção de moradores de favelas consideradas “áreas de risco” ou como área de interesse público para as Olímpiadas. O reassentamento desses moradores é feito nos conjuntos habitacionais construídos pelo “Programa Minha Casa Minha Vida”, reproduzindo um modo de habitar condominial distinto, na maioria dos casos, das favelas. A presente pesquisa etnográfica desenvolve-se em conjuntos habitacionais recém construídos para receber os reassentados da atual política de reordenamento espacial da cidade. Os objetivos principais são analisar o processo de adaptação dos moradores nesse novo modo de habitar a cidade, assim como verificar a continuidade do “estigma de favela” que persegue os moradores apesar da mudança territorial e habitacional. Dentre os diversos resultados obtidos destacam-se que o estigma não está presente apenas no senso comum da população dos diversos estratos da sociedade, mas também na própria estrutura de atuação do poder público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Lopes Cavalcanti Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense - PPGS-UFF. Pesquisador Associado ao Laboratório de Etnografia Metropolitana - LeMetro-IFCS/UFRJ. Atua  na área da Sociologia e Antropologia urbana, pesquisando políticas habitacionais, planejamento urbano, conjuntos habitacionais, favelas, remoção e gentrificação. 

Felipe Berocan Veiga, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense - PPGA-UFF, pesquisador do LeMetro/IFCS-UFRJ e professor do PPGS-UFF e do Departamento de Antropologia - GAP/ICHF-UFF.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

Lopes Cavalcanti Ribeiro, R., & Berocan Veiga, F. (2016). Reassentamentos urbanos no Rio de Janeiro: Considerações sobre a continuidade do estigma de favela em um conjunto habitacional. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(4), 9–27. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/443