Movimentos sociais e educação infantil: dos caminhos históricos às conquistas e desafios atuais

Autores

  • Fabíola Alves Coutinho Gava Faculdade Vale do Cricaré
  • Damián Sánchez Sánchez Faculdade Vale do Cricaré

Resumo

Este artigo delineia algumas reflexões sobre a contribuição dos movimentos sociais para o embasamento da construção dos direitos da educação brasileira, destacando as conquistas obtidas no campo da educação infantil. A partir das análises de Brym et al. (2006), Gohn (1994, 2000, 2011) e Rizzini (2000), realizamos algumas considerações quanto à caracterização dos movimentos sociais ocorridos no Brasil nas últimas décadas, frisamos a visibilidade da criança como sujeito de direitos e destacamos a importância dos movimentos sociais frente às conquistas da educação infantil asseguradas por documentos legais instituídos no período pós-redemocratização. Finalizamos o artigo com uma reflexão referente aos caminhos atuais quanto aos movimentos pela garantia dos direitos da educação infantil frente às novas discussões ancoradas pela sociedade.Palavras-chave: movimentos sociais, direitos da criança, educação infantil.

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Biografia do Autor

Fabíola Alves Coutinho Gava, Faculdade Vale do Cricaré

PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - EDUCAÇÃO INFANTIL

Damián Sánchez Sánchez, Faculdade Vale do Cricaré

 Doutor e Mestre em Educação. Professor Orientador do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional – Faculdade Vale Do Cricaré – São Mateus, ES.

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Publicado

2016-02-12

Como Citar

Gava, F. A. C., & Sánchez, D. S. (2016). Movimentos sociais e educação infantil: dos caminhos históricos às conquistas e desafios atuais. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(7), 55–75. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/444