A prática da justiça restaurativa nas escolas públicas do Estado de São Paulo: Entre realidades, desafios e perspectivas.

Autores

Resumo

O presente ensaio resulta de uma análise confrontando as amostragens reais de violências ocorridas no meio comunitário escolar, com o modelo teórico de resolução de conflitos pela Justiça Restaurativa, no âmbito da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo entre 2010 e 2016. O resultado do trabalho possibilita apresentar e refletir sobre o estado real das várias formas de violência que assolam as escolas e a comunidade de forma cada vez mais crescente em todo o Estado paulista. Ainda, propõe como perspectivas preventivas as atuações conscientes e para além dos muros da Escola do Professor Mediador Escolar e Comunitário (PEMEC) e do Grêmio Estudantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eder Adriano Pereira, Unesp - Assis/SP

raduou-se em História pela Universidade Estadual Paulista (2003). Possui pós graduação pela USP (Especialização em Gestão do Currículo) ; Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional (IEDA-INSTITUTO EDUCACIONAL DE ASSIS) ; Mestrando do Curso de Pós Graduação Strictu Sensu - História - UNESP-ASSIS. Professor efetivo da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo e Orientador de Estudos pela Diretoria de Ensino de Assis do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-MEC).

Downloads

Publicado

2017-02-14

Como Citar

Pereira, E. A. (2017). A prática da justiça restaurativa nas escolas públicas do Estado de São Paulo: Entre realidades, desafios e perspectivas. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(8), 121–143. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/953