O (des)encantamento jovem no mundo das novas tecnologias de informação e comunicação

Autores

  • Rildo Ferreira Costa Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA)

Resumo

No presente artigo a temática abordada é a relação entre jovens e o uso das tecnologias de informação e comunicação. O objetivo do estudo consiste em refletir sobre a influência que as Novas tecnologias de Informação e Comunicação exercem nas relações cotidianas de jovens na atualidade. Metodologicamente o trabalho foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica, a partir da mobilização de uma literatura pertinente ao tema, destacando Lévy (1999); Virilio (2001); Wolton (1999); Marcel (2001); Buber (2001), assim como alguns dados foram mobilizados em sites da internet. O estudo permitiu concluir que as novas TICs tem facilitado a comunicação entre pessoas, vislumbrando um novo mundo espetacular mediado por imagens; jovens registram selfies como estratégia de busca de aprovação; isolamento de jovens de suas relações e atividades habituais; a reprodução de sua própria imagem em fotos ou vídeos nas NTIC’s representa a possibilidade de se destacarem nos seus ambientes sociais;  Um dos mais graves perigos a que estão expostos as crianças e jovens nesse contexto é definido por sexting;  Algumas vítimas desse tipo de atitude eticamente destrutiva, chegam  ao extremo de praticar suicídio Esse cenário evidencia a quebra do encantamento do mundo maravilhoso das tecnologias de informação e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rildo Ferreira Costa, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA)

Discente do curso de Doutorado em sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA). Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Especialista em Gestão escolar pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Historiador pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro (discente) do Grupo de Pesquisa IMAGEM , ARTE, ÉTICA E SOCIEDADE da Universidade Federal do Pará - Cnpq.

Downloads

Publicado

2017-02-14

Como Citar

Costa, R. F. (2017). O (des)encantamento jovem no mundo das novas tecnologias de informação e comunicação. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(8), 171–191. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/957