Análise da precarização e intensificação do trabalho docente no Instituto Federal de Pernambuco

Autores

  • Tarcísio Augusto Alves da Silva UFRPE/Professor do Departamento de Ciências Sociais.
  • Gilberto Romeiro de Souza Júnior UFPB/Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia/Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho (LAEPT/UFPB/CNPq)

Palavras-chave:

Intensificação, Precarização, Trabalho Docente, Instituto Federal

Resumo

O principal objetivo da pesquisa foi analisar as condições de precarização  e intensificação do trabalho docente no Instituto Federal de Pernambuco. Foram utilizados como metodologia o levantamento bibliográfico e a análise de dados primários a partir dos questionários respondidos eletronicamente pelos docentes. A reestruturação da Rede Federal de Educação e a criação dos novos regimentos legais e normativos impactaram o exercício docente, e com isso, estabelecendo uma nova cultura institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcísio Augusto Alves da Silva, UFRPE/Professor do Departamento de Ciências Sociais.

Doutor em Sociologia e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduação em Ciências Sociais pela UFRPE.

Gilberto Romeiro de Souza Júnior, UFPB/Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia/Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho (LAEPT/UFPB/CNPq)

Mestrando em Sociologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Ciências Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Augusto Alves da Silva, T., & Romeiro de Souza Júnior, G. (2020). Análise da precarização e intensificação do trabalho docente no Instituto Federal de Pernambuco. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(16), 126–145. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/3385