Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O(a) autor(a) principial é portador de título de pós-graduação (mestrado ou doutorado)

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA CADERNOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE

1- Os artigos científicos submetidos à análise para publicação na Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE devem ser originais, não tendo sido publicados em outros meios de comunicação ou estarem sendo avaliados para publicação em outro periódico. Devem apresentar contribuição para o debate nas Ciências Sociais e áreas afins.

2- Para garantir o anonimato no processo de avaliação, o(s) autor(es) deve (m) anexar o arquivo com o artigo sem qualquer identificação no texto. O perfil do(a) autor deve ser preenchido no sistema on line da revista: nome completo, vínculo institucional, vínculo com programas de pós-graduação e grupos de pesquisa, endereço postal e eletrônico, etc

2.1 - Os artigos poderão ser escritos por até 3 autores e conter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, sem as referências. 

2.2 - Somente serão aceitas submissões de trabalhos em que o primeiro autor possua titulação mínima de mestre.

2.3 - Cada autor(a) só poderá publicar um novo artigo após um em que seu trabalho foi publicado.

3- Para assegurar a integridade da “avaliação por pares cega”, em documentos elaborados em arquivos eletrônicos “DOC”, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento. No menu Arquivo > Propriedades, iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na seqüência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

4- O artigo deve ser elaborado conforme orientações da ABNT 10520 (citações) e 6023 (referências). Sua estrtura deve conter:

a) título: que represente adequadamente o conteúdo do trabalho, com no máximo 17 (dezessete) palavras, em negrito, fonte 14, centralizado;

b) resumo: em 1 (um) único parágrafo que contenha objetivo, metodologia, os principais resultados e conclusões, com no máximo 6 (seis) linhas, fonte 12, espaçamento simples;

c) palavras-chave: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco), separadas por ponto e vírgula, Conforme Norma 6028 da ABNT;

d) título em inglês;

e) abstract;

f) keywords;

g) introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento (revisão, resultados e discussões), conclusões ou considerações finais. Não necessariamente com estes títulos;

h) referências: devem seguir as especificações adotadas pela ABNT e listadas, em ordem alfabética, ao final do artigo. Devem ser incluídas apenas as referências citadas no texto.

5- Os subtítulos devem estar em negrito e somente a primeira letra da primeira palavra em caixa alta. Todos os títulos devem ser ajustados à esquerda e numerados seqüencialmente.

6- Os trabalhos devem ser editados em Word for Windows 6.0 ou superior; fonte Arial, tamanho 12; espaçamento 1,5; tamanho do papel A4 e margens 2,5 cm. Devem ter no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) páginas, sem referências.

7- As notas devem ser numeradas consecutivamente ao longo do artigo, constar no final da página em que são mencionadas e serem utilizadas apenas quando efetivamente necessárias.

8- As citações diretas com mais de três (3) linhas, devem ser isoladas do corpo do texto e ter um recuo esquerdo de 4 cm, com letras tamanho 10, sem aspas.

09- A indicação das fontes das citações, diretas ou indiretas, deve ser realizada no sistema autor-data, no corpo do texto.

10- Ilustrações (figuras, quadros e tabelas) devem estar no corpo do texto e serem apresentadas em tamanho limitado às margens. Caso seja inserida alguma imagem no texto; recomenda-se o envio da mesma em arquivo anexado, em formato digital padrão JPG, com resolução mínima 200dpi; para que seja garantida a qualidade da mesma.

11- Os títulos de tabelas e quadros devem vir na parte superior, em negrito, somente com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta, precedida da palavra Tabela ou Quadro, numerados sequencialmente e presentes no texto o mais próximo possível de onde foi chamado (Tabela 1 – Área plantada de cana em Pernambuco, por exemplo). Todas as Tabelas e Quadros devem indicar a fonte na parte inferior e grafada em tamanho 10.

12- Os títulos de Figuras devem vir na parte superior, somente com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta, precedida da palavra Figura, numeradas seqüencialmente e presentes no texto o mais próximo possível de onde foi chamada (Figura 1 – Área plantada de cana em Pernambuco, por exemplo). Todas as Figuras devem indicar fonte na parte superior, logo abaixo do título da mesma e grafada em tamanho 10.

13- O material enviado e recusado pelo Conselho editorial, não será devolvido ao remetente.

14- O envio de originais a Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE implica autorização para publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os textos, a Revista se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.

15- Para envio de resenhas deverá se observar:

16- A estrutura: a) título da resenha, b) nome do autor da resenha, c) referência bibliográfica da resenha após o nome do autor da resenha, d) referências (Caso utilize outras obras no texto, não incluir a obra de análise).

Entrevista

Publicadas de forma não periódica

Artigos

Política padrão de seção

Resenha

Serão publicadas, de maneira não periódica, resenhas de livros publicas até 2 anos.

Dossiê

Inclui conjunto de texto que compoõem um dosiê temático

Número Especial

As edições de Número Especial referem-se sempre a organização de edições festivas, cujo objetivo é trazer contribuições à memória de um autor(a), pensador(a) da área ou evento importante na história das Ciências Sociais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.