COMO AGEM DUAS PROFESSORAS QUE TRABALHAM NO 1° ANO DA ALFABETIZAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO ALFABETIZAR LETRANDO

Autores

  • Emmanuella Farias de Almeida Barros Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliene da Silva Barros-Gomes Professora adjunta - UFRPE-UAG

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que buscou investigar as práticas alfabetizadoras em duas escolas diferentes no município de Garanhuns. Os objetivos estiveram voltados para a análise dos materiais utilizados nas aulas e para a reflexão metodológica desenvolvida pelas docentes alfabetizadoras. Participaram dessa pesquisa duas professoras que ensinam uma turma de 1º ano, uma da escola particular e outra da rede pública estadual. A coleta de dados ocorreu por meio da observação de cinco aulas em cada turma. Os resultados indicaram que as duas práticas demonstraram diferenças significativas no aprendizado inicial da letra, enquanto uma destinava a seus alunos um processo de ensino e aprendizagem mecânico, a outra procurava ir além das práticas de repetição, auxiliando os educandos com atividades de leitura e escrita mais significativas e dinâmicas.

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Publicado

2016-10-29

Como Citar

Barros, E. F. de A., & Barros-Gomes, J. da S. (2016). COMO AGEM DUAS PROFESSORAS QUE TRABALHAM NO 1° ANO DA ALFABETIZAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO ALFABETIZAR LETRANDO. Educação E (Trans)formação, 1(2), 47–62. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1012

Edição

Seção

Artigos