A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM AS LITERATURAS INFANTIS: O RECONHECIMENTO IDENTITÁRIO DA CRIANÇA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • Cleonildo Mota Gomes Junior Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/ISEAD/Recife/PE e Colégio Elo

Palavras-chave:

Crianças afro-brasileiras. Identidade. Literatura infantil

Resumo

Apresenta-se um relato de experiência de uma prática pedagógica mediante a análise de sete livros de literatura infantil em sala de aula. O estudo é desenvolvido com os alunos do quarto período do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma determina Instituição de Ensino Superior de Recife/PE nos encontros da disciplina de Educação e Movimentos Sociais: Multiculturalismo. Investigam-se como os livros de literatura vêm evidenciando a imagem de personagem negro como protagonista histórico e que favoreça aos leitores negros a possibilidade do reconhecimento e a valorização da sua identidade. Os resultados indicam que os livros de literatura infantil estão sendo modificadas através da inserção social e de quebra de paradigmas, como preconceito e a discriminação, que estes materiais didáticos ressaltam sobre os personagens negros. Espera-se com esse relato, contribuir para os debates em relação à formação discente enquanto possibilidades de mudanças das práticas pedagógicas ao uso e escolha das literaturas infantis que proporcione às crianças afro-brasileiras o reconhecimento e a valorização étnico e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleonildo Mota Gomes Junior, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/ISEAD/Recife/PE e Colégio Elo

Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA/ISEAD/PE e do Colégio Elo: Mestrando em Educação pela Universidade de Pernambuco - UPE Mata Norte; Pós-Graduado em História da África pela Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO e União das Escolas Superiores da FUNESO - UNESF e em Ensino de História e Geografia pela Universidade Cidade de São Paulo e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. 

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Gomes Junior, C. M. (2017). A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM AS LITERATURAS INFANTIS: O RECONHECIMENTO IDENTITÁRIO DA CRIANÇA AFRO-BRASILEIRA. Educação E (Trans)formação, 2(1), 49–67. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1130

Edição

Seção

Artigos