A CONCORDÂNCIA EM CARTAZ: UMA PROPOSTA DE TRABALHO NA EJA À LUZ DA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Autores

Palavras-chave:

Análise Linguística. Língua Portuguesa. Concordância nominal. Ensino de gramática.

Resumo

Este artigo visa compartilhar uma proposta de trabalho pedagógico com a concordância nominal nas turmas de Educação de Jovens e Adultos das séries finais do Ensino Fundamental, à luz dos processos entendidos como Análise Linguística. Através desses processos entende-se que o trabalho com o ensino de gramática, em sala de aula, adquire uma maior perspectiva se consideradas as diversas situações de produção tais como a intencionalidade, o público-alvo, o emprego lexical, entre outros, em detrimento de apenas a memorização de regras gramaticais. Este trabalho, de abordagem qualitativa, é o resultado de uma pesquisa-ação que possibilitou identificar um maior envolvimento por parte dos alunos culminando em uma prática pedagógica mais significativa no ambiente escolar, uma vez que a análise textual partiu de textos do cotidiano. A culminância deu-se através da produção textual dos próprios alunos que empregaram satisfatoriamente a concordância nominal em suas produções finais.

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

Francisco, C. N. P. (2017). A CONCORDÂNCIA EM CARTAZ: UMA PROPOSTA DE TRABALHO NA EJA À LUZ DA ANÁLISE LINGUÍSTICA. Educação E (Trans)formação, 2(1), 18–34. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1143

Edição

Seção

Artigos