CIDADANIA NA CIDADE: RECONHECENDO E ARTICULANDO CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS - PE

Autores

  • Aline Micaela Duque Costa

Palavras-chave:

Cidade/cidadania, Conscientização, Criticização

Resumo

Esse estudo pretende discutir a compreensão e a concepção que vêm sendo construídas por alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública municipal da cidade de Garanhuns-PE. Tivemos como método a pesquisa etnográfica de abordagem qualitativa, com a qual pudemos fazer observação nas turmas, realizar entrevistas com alunos e intervir pedagogicamente resultando em produções de desenhos e escritas feitas pelos discentes. No estudo, estamos contribuindo para acrescentar referenciais e impulsionar um novo agir e uma nova prática escolares que ampliem a leitura e interpretação do mundo e a formação do aprendiz/aluno enquanto ser social, crítico, ativo e criativo em sua relação com o mundo/lugar. Chegamos à conclusão de que os alunos constroem e mantém em construção as suas perspectivas de sociedade e de práticas sociais, porém, identificamos ainda, forte influência midiática e reprodutiva daquilo que as professoras discutem e repetem em sala de aula.

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Biografia do Autor

Aline Micaela Duque Costa

Pedagoga formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

Costa, A. M. D. (2017). CIDADANIA NA CIDADE: RECONHECENDO E ARTICULANDO CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS - PE. Educação E (Trans)formação, 2(1), 125–134. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1150

Edição

Seção

Artigos