CIDADANIA NA CIDADE: RECONHECENDO E ARTICULANDO CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS - PE

Aline Micaela Duque Costa

Resumo


Esse estudo pretende discutir a compreensão e a concepção que vêm sendo construídas por alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública municipal da cidade de Garanhuns-PE. Tivemos como método a pesquisa etnográfica de abordagem qualitativa, com a qual pudemos fazer observação nas turmas, realizar entrevistas com alunos e intervir pedagogicamente resultando em produções de desenhos e escritas feitas pelos discentes. No estudo, estamos contribuindo para acrescentar referenciais e impulsionar um novo agir e uma nova prática escolares que ampliem a leitura e interpretação do mundo e a formação do aprendiz/aluno enquanto ser social, crítico, ativo e criativo em sua relação com o mundo/lugar. Chegamos à conclusão de que os alunos constroem e mantém em construção as suas perspectivas de sociedade e de práticas sociais, porém, identificamos ainda, forte influência midiática e reprodutiva daquilo que as professoras discutem e repetem em sala de aula.


Palavras-chave


Cidade/cidadania; Conscientização; Criticização

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