AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriana de Araújo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns
  • Michele de Araújo Deodato Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Palavras-chave:

Educação Infantil. Alfabetização. Práticas de Leitura e Escrita

Resumo

Consideramos que as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil devem proporcionar a criança experiências lúdicas e interativas que lhes permita compreender, as funções da língua escrita.  O referido artigo propõe uma análise sobre as concepções que embasam as práticas de leitura e escrita utilizadas na Educação Infantil, por meio de observação participante e entrevista semiestruturada. Este estudo é oriundo de pesquisas bibliográficas realizadas no decorrer da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa I e das visitas de campo realizadas numa instituição referência em Educação Infantil localizada no município de Garanhuns-PE, em decorrência da disciplina de Estágio Curricular I, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns. Constatamos durante a pesquisa práticas de leituras e escrita na Educação Infantil que valorizam o conhecimento prévio das crianças sobre a linguagem escrita e que proporcionam as crianças o contato com diferentes gêneros textuais e estruturas gramaticais diferenciadas que podem servir de base para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão da leitura.

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Biografia do Autor

Adriana de Araújo Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns

Michele de Araújo Deodato, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

de Araújo Lima, A., & de Araújo Deodato, M. (2017). AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação E (Trans)formação, 2(1), 35–48. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1154

Edição

Seção

Artigos