MUSEU E PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Renata Andrade de Lima e Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-8418-1915
  • Marizete Silva Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Isabela Andrade de Lima Morais Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação a Distância. Museu Virtual. Pesquisa

Resumo

Como forma de aliar a tecnologia à pesquisa e resgatar a história local e a cidadania, este trabalho teve por objetivo criar um museu virtual do bairro com alunos do Ensino Médio. Discutimos as mudanças na educação com a chegada das tecnologias no cotidiano escolar, bem como o papel da escola e do professor junto a esta realidade, numa perspectiva de incentivar a pesquisa, a criatividade e autonomia, tomando o professor enquanto mediador do conhecimento. A educação a distância é proposta como uma alternativa pedagógica inovadora para a Educação Básica e como facilitadora para a interação entre os professores e alunos. A partir da memória coletiva foi possível construir o museu virtual e propor alternativas para explorar as tecnologias na educação. Foi realizado estudo de caso de abordagem exploratória e de natureza qualitativa. Para a criação do museu virtual do bairro utilizou-se o ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Moodle. Os jovens foram motivados para a pesquisa escolar na perspectiva de formar cidadãos capazes de gerar transformações, descobrindo, compreendendo e recriando o mundo que lhes cercam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Andrade de Lima e Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Gestão e Tecnologia em Educação a Distância, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Doutoranda em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Souza, R. A. de L. e, Santos, M. S., & Morais, I. A. de L. (2017). MUSEU E PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educação E (Trans)formação, 2(1), 94–110. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1158

Edição

Seção

Artigos