MUSEU E PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Renata Andrade de Lima e Souza, Marizete Silva Santos, Isabela Andrade de Lima Morais

Resumo


Como forma de aliar a tecnologia à pesquisa e resgatar a história local e a cidadania, este trabalho teve por objetivo criar um museu virtual do bairro com alunos do Ensino Médio. Discutimos as mudanças na educação com a chegada das tecnologias no cotidiano escolar, bem como o papel da escola e do professor junto a esta realidade, numa perspectiva de incentivar a pesquisa, a criatividade e autonomia, tomando o professor enquanto mediador do conhecimento. A educação a distância é proposta como uma alternativa pedagógica inovadora para a Educação Básica e como facilitadora para a interação entre os professores e alunos. A partir da memória coletiva foi possível construir o museu virtual e propor alternativas para explorar as tecnologias na educação. Foi realizado estudo de caso de abordagem exploratória e de natureza qualitativa. Para a criação do museu virtual do bairro utilizou-se o ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Moodle. Os jovens foram motivados para a pesquisa escolar na perspectiva de formar cidadãos capazes de gerar transformações, descobrindo, compreendendo e recriando o mundo que lhes cercam.

Palavras-chave


Educação a Distância. Museu Virtual. Pesquisa

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Renata Andrade de Lima e Souza, Marizete Silva Santos, Isabela Andrade de Lima Morais

Licença Creative Commons