OS JOGOS MATEMÁTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Diógili Vicente Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Ensino. Jogos matemáticos. Aprendizagem. Inovação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo averiguar a partir de um questionário aplicado a duas professoras de uma escola pública, localizada na zona urbana, no município de Jucati, cuja finalidade é sabermos como estas profissionais trabalham e lidam com os jogos em suas práticas pedagógicas. Assim, o trabalho está organizado da seguinte forma: inicialmente apresentamos e defendemos os jogos como uma nova ferramenta de ensino, para em seguida, tecermos uma discussão sobre a importância e a utilização dos jogos matemáticos em contexto escolar, e por último, mostramos como se deu o processo de coleta dos dados do questionário, bem como trouxemos à tona a discussão desses dados. Para atingir esse objetivo, contamos com o apoio teórico-metodológico de Selva (2009), Lara (2004), Agranionih e Smaniotto (2002), Moura (1992), Grando (2000), Souza (2006) e Brasil (1998). O estudo aponta para a necessidade de se trabalhar com os jogos matemáticos em sala de aula como uma nova ferramenta de ensino que pode auxiliar os professores em suas práticas em contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diógili Vicente, Universidade de Pernambuco

Graduando em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE), campus Garanhuns. Atualmente é bolsista PIBID/CAPES e professor estagiário de Matemática no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Vicente, D. (2017). OS JOGOS MATEMÁTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Educação E (Trans)formação, 2(1), 68–78. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1160

Edição

Seção

Artigos