OS JOGOS MATEMÁTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Diógili Vicente

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo averiguar a partir de um questionário aplicado a duas professoras de uma escola pública, localizada na zona urbana, no município de Jucati, cuja finalidade é sabermos como estas profissionais trabalham e lidam com os jogos em suas práticas pedagógicas. Assim, o trabalho está organizado da seguinte forma: inicialmente apresentamos e defendemos os jogos como uma nova ferramenta de ensino, para em seguida, tecermos uma discussão sobre a importância e a utilização dos jogos matemáticos em contexto escolar, e por último, mostramos como se deu o processo de coleta dos dados do questionário, bem como trouxemos à tona a discussão desses dados. Para atingir esse objetivo, contamos com o apoio teórico-metodológico de Selva (2009), Lara (2004), Agranionih e Smaniotto (2002), Moura (1992), Grando (2000), Souza (2006) e Brasil (1998). O estudo aponta para a necessidade de se trabalhar com os jogos matemáticos em sala de aula como uma nova ferramenta de ensino que pode auxiliar os professores em suas práticas em contexto escolar.


Palavras-chave


Ensino. Jogos matemáticos. Aprendizagem. Inovação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Diógili Vicente

Licença Creative Commons