A FILOSOFIA DA DIFERENÇA: RETERRITORIALIZANDO ALGUNS CONCEITOS DELEUZIANOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Filosofia da diferença. Educação. Formação e acontecimento.

Resumo

Este estudo qualitativo discute, numa perspectiva de análise teórica, o que está entre a educação, a filosofia e a formação cunhada por Gilles Deleuze em seus escritos. O “entre” significa que não corresponde estritamente a um ou a outro, mas que diz respeito aos elementos constituintes deste processo. De um lado, um acontecimento do pensamento filosófico em Deleuze. Uma força vital na filosofia contemporânea. Dispositivos da prática discursiva e não discursiva, a sala de aula, o acontecimento. Quais movimentos podem surgir deste agenciamento? Que desejos são sugeridos? Que se pode passar entre estes domínios diferentes que provocam deslocamento radical dentro de um mesmo lugar, que subvertem o sentido e transformam as ações de formação em práticas de uma educação acontecimental? Acontecimentos na sala de aula, cujas práticas de resistência inserem devires. De outro, operar sobre as eventuais implicações para uma experiência do pensar em educação e o modo como o dispositivo passa ser importante para a formação, possibilitando o pensar filosófico e que tenha, na experiência, uma nova condição, promovendo outros modos de vivência acadêmica. Educação, filosofia e formação é um acontecimento que, ao mesmo tempo, está fora e, por sua vez, existindo antes do sujeito, cujo movimento possibilita a imagem do encontro, daquilo que está fora com a pessoa, permitindo efetuar-se, assim como postula a implicação do conceito deleuziano de acontecimento como experiência do pensar a educação, a filosofia como um deslocamento para a formação onde seja capaz de não apenas pensar a diferença, mas também potencializá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabet Aguirre, Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT

Professora Universitária, pedagoga, mestre em Educação e doutoranda em educação pela ufmt, integrante do quadro docente da pós-graduação lato sensu

Referências

DELEUZE, Gilles. Conversações. (1972-1990), Trad. Peter PálPelbart. São Paulo: Ed. 34, 2013.

DELEUZE, Gilles, Félix Guattari. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munõz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação: 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GELAMO, Rodrigo Pelloso. Pensar sem pressupostos: condição para problematizar o ensino da filosofia. Revista Pro-Posições, v. 19, nº 3 (57) 161/174, 2008.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. (org.). O que é filosofia da educação? 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MONTEIRO, Silas Borges. Quando a Pedagogia Forma Professores: Uma investigação otobiográfica. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

MONTEIRO, Silas Borges e Pimenta, Selma Garrido (orgs.). Escritos sobre didática, filosofia e formação de educadores. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

SCHÉRER, René. Aprender com Deleuze. Trad. Tomaz Tadeu e Sandra Corazza. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, nº 93, p. 1183/1194, 2005.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Aguirre, E., & Monteiro, S. B. (2017). A FILOSOFIA DA DIFERENÇA: RETERRITORIALIZANDO ALGUNS CONCEITOS DELEUZIANOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Educação E (Trans)formação, 2(2), 1–13. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1173

Edição

Seção

Artigos