A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNEROS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS

José Carlos Ferreira, Jaciara Josefa Gomes

Resumo


A construção da identidade na sociedade moderna tardia se encontra fragmentada, não havendo uma única centralização do sujeito, pois, esse tem sua identidade indefinida, perpassando por constantes influências dos grupos sociais a que se vincula. Em razão disso, justifica-se esse estudo. Nesse campo, compreendemos que o discurso é moldado através das relações de hierarquia e ideologias da/na sociedade, portanto neste artigo, se obstina perceber a (des)construção de identidades de gênero feminino, nos textos, pontuando-a, a partir da presença ou não de estereótipos. Essa investigação é realizada nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do triênio 2014-2016. Assim feito, analisamos os aspectos intertextuais de representações masculinas e femininas, a fim de se discutir filiações ideológicas que podem ser imbricadas na construção identitária que deve ser embasada numa formação voltada para atenuação de preconceitos. Para tanto, fez-se uso da Análise Crítica do Discurso (ACD) a partir dos estudos de Fairclough (2001) por entender o discurso como prática social que gera mudanças, e por demonstrar propriedade no que tange à hierarquia presente em ideologias. Os resultados apontam para manutenção de identidades hegemônicas, pois os livros se utilizam de textos que posicionam os sujeitos a partir do gênero, reforçando representações presentes no sujeito cartesiano e reproduzindo ideias preconcebidas e estereotipadas.

                                                                                                     

LA (DES)CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD DE GENERO EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS DE PORTUGUÉS

 

Resumen: La construcción de la identidad en la sociedad moderna tardía se encuentra fragmentada, no habiendo una única centralización del sujeto, pues, ese tiene su identidad indefinida, atravesando por constantes influencias de los grupos sociales a  los cuales se vincula. En razón de todo esto, se justifica este estudio. En este campo, comprendemos que el discurso es moldeado a través de las relaciones de jerarquía e ideologías en la sociedad, por lo tanto en este artículo, se obstina percibir la (des)construcción de la identidad de género, femenino, en los textos, puntuando, desde la presencia o no de estereotipos. Esa investigación es realizada en los libros didácticos de lengua portuguesa del trienio 2014-2016. Así hecho, analizamos los aspectos intertextuales de representaciones femeninas, con el objetivo de discutir filiaciones ideológicas que pueden ser imbricados en la construcción de identidad la cual puede ser cimentada en una formación vuelta para atenuación de prejuicios. Por lo tanto, se hizo uso del análisis del discurso crítico (ADC), partí de los estudios de Fairclough (2001) para entender el discurso como práctica social que produce cambios, y para demostrar propiedad en lo que toca la jerarquía presente en ideologías. Los resultados indican para manutención de identidades hegemónicas, pues los libros se utilizan de textos que posicionan los sujetos cartesianos reproduciendo ideas preconcebidas y estereotipadas. 


Palavras-chave


Identidade. Livro Didático de LP. Discurso e Intertextualidade. Representação de Feminilidades.

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Referências


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