RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NO SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE HISTÓRIA: PIBID, O QUE APRENDI COM VOCÊ?

Maria Josilda Ferreira da Siva, Jananaíra Barros Cavalcante

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições e a qualificação de conhecimentos adquiridos com as formações docentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência – PIBID/CAPES – UPE/Campus Garanhuns, de abril de 2014 a março de 2017, período no qual atuei como bolsista do Subprojeto Interdisciplinar de História. Descrevo de forma clara e precisa todas as experiências metodológicas adquiridas com os estudos e com os cursos de formação realizados com os professores coordenadores do PIBID Interdisciplinar para o incentivo e a valorização do magistério, que promoveram uma ampla integração entre os saberes docentes no ensino superior para o aperfeiçoamento da qualidade educativa da escola básica. Tais experiências levaram-me ao desenvolvimento de uma prática de leitura e de execução de atividades criativas e dinâmicas para os estudantes da escola pública, visando o fomento de um trabalho coletivo entre os colegas bolsistas, os professores, os supervisores e os educandos. Dessa forma, esse relato de experiência apresenta os saberes e os êxitos obtidos nas produções didáticas que elaborei e executei para os estudantes do ensino fundamental do 6º ao 8º ano nas escolas Professor Mario Matos e Ivonita Alves Guerra/Aplicação. Estas ações tiveram como intuito contribuir para a aprendizagem educacional por meio da prática da interdisciplinaridade que, sem dúvida, foi o caminho essencial e necessário para que houvesse de fato a interação do conhecimento e a superação dos problemas e dos desafios que se fizeram presentes nos espaços educativos em que atuamos.


Palavras-chave


Pibid. Formação. Aprendizagem. Prática de ensino.

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Referências


REGIMENTO INTERNO DO PIBID, no âmbito da universidade de Pernambuco, com base na Lei nº 9.394/1996, e a Lei nº 12.796/2013 seguido do Decreto nº 7. 219/2010.

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